Fidelizar clientes, vender de novo! Envio de SMS e relacionamento

fidelizar clientes com envio de sms

Em um universo construído em pixel, imagens e cliques, como o digital, estar atento às mudanças é essencial para o seu negócio se manter vivo e competitivo. Por isso, muitas estratégias para atrair consumidores são desenvolvidas. Porém, outro fator muito importante é fidelizar clientes para que estes comprem de novo e se identifiquem com os propósitos da sua marca. Hoje vamos dar dicas de como fazer isso com êxito utilizando o envio de SMS em massa.

Por que fidelizar clientes?

Em primeiro lugar, o mais importante é esclarecer de vez a importância de um relacionamento “quente” com o seu cliente. Fidelizar é o primeiro passo para medir a importância e impacto da sua marca na vida das pessoas. Isso porque ao pensarmos nos modelos tradicionais de consumo, todos temos aquele restaurante preferido, o barzinho ou café que tem um diferencial, seja no atendimento, na qualidade ou na criatividade.

Para Philip Kotler, por exemplo há 4 tipos de clientes fiéis:

  • Convictos: aqueles que compram sempre da mesma marca. Com estes você consegue ver quais são os pontos fortes da sua empresa;
  • Divididos: tipo específico que é fiel a uma ou até duas marcas. Observe os divididos, pois com ele você estuda o seu concorrente e o que amarra esse mesmo cliente;
  • Inconstantes: são aqueles que sempre mudam de preferência e de marcas. Estude-os para entender os motivos da troca ou impermanência desse cliente com  sua marca;
  • Infiéis: não se preocupam em ter uma marca, não possuem fidelidade nenhuma. 

Portanto, é com o estudo sobre os tipos de clientes que permanecem ou não com sua marca que suas estratégias devem se pautar. É com a fidelização deles que seu negócio atinge outros graus de importância no seu segmento. Pois um consumidor fidelizado vai lembrar da sua marca quando sentir necessidade de determinado produto. É o nome de sua empresa que aparece na memória assim que acionada para realizar compras. Basicamente, um cliente fiel vai realizar um processo de divulgação, fazendo o velho e bom “boca a boca” acontecer. 

Usar SMS para fidelizar clientes?

Simultaneamente ao conhecimento sobre por que precisamos fidelizar nossos clientes, temos que ter um leque de estratégias para alcançar consumidores ao mesmo tempo que fidelizamos os que já estão comprando. Mais do que encontrar potenciais clientes, um bom atendimento aos recorrentes promove receita e feedbacks para sua empresa.

O envio de SMS em massa é um ótimo meio de comunicação para você se relacionar, criar conexões e identificações entre o seu posicionamento e o do seu cliente. Pois, com o avanço das formas de interação em redes e plataformas digitais, há muito mais que o desejo de compra, existe uma vontade de se sentir parte e dividir os seus valores com os da marca que você consome.

Portanto, escolher formas assertivas de se fazer presente na vida do cliente fiel já é uma maneira de se mostrar empático com as necessidades. Uma mensagem de texto não é invasiva, possui um tempo de leitura ágil e otimiza o clique, direcionando o clique para links específicos e personalizados. Agora, veja alguns números importantes sobre o envio de SMS:

  • As mensagens de texto possuem a melhor taxa de resposta do mercado, em torno de 45%, por isso uma forma de aproximar seu público e mostrar que se importa com a opinião dele é realizar pesquisas de satisfação;
  • Além disso, a taxa de clique circunda os 30%, o que é incrível, já que outros meios de comunicação não chegam a 10%. Aproveite o disparo de SMS para cadastrar e enviar links personalizados, assim você mostra intimidade e fideliza o cliente. 

Modelos de SMS e situações que fidelizam clientes

O envio de SMS em massa pode ser aplicado de diferentes formas para fidelizar os clientes. Nossa especialista de marketing e coordenadora de ações digitais traz algumas situações em que a mensagem de texto age de forma eficaz e assertiva, veja abaixo:

Ofereça produtos similares aos já comprados

A primeira situação é realmente eficaz e aproxima o cliente de sua marca por dois motivos: o primeiro porque demonstra que você conhece o gosto do consumidor e, em segundo, porque o link cadastrado na mensagem de texto já vai diretamente para o produto indicado especialmente. Veja os modelos abaixo:

“Olá, #Nome, separamos uma promoção especial para você, um headphone branco pra combinar com aquele notebook TOP q vc comprou www.headphone.com/promocao”  

“[ESPECIAL PARA VOCE] Oi, #Nome. Clica no link e confere a seleção de produtos baseado no seu gosto que separamos: www.especialpvc.com.br

Aproveite o histórico de compras do cliente e invente formas para fidelizá-lo com promoções especiais. 

Não esqueça do aniversário e datas importantes

A segunda dica é muito valiosa e vem no sentido de se fazer presente em momentos especiais na vida dos seus clientes. Por isso, não esqueça de disparar SMS para o Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal, Ano Novo e, claro, no aniversário.

“PARABENS, #Nome. Muita saude, paz e alegrias para voce, utilizem o cupom ANIVERSARIOHJ e tenha 15% de desconto em compras no site www.aniver.com.br

“SEU PRESENTE AQUI, Mamae, parabens pelo seu dia. Aproveite se presenteando com o nosso cupom de frete gratis MAMAE10 no link www.mamae10.com.br

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