Estratégias de marketing nas campanhas de Páscoa 2022

estrategias de marketing para campanhas de pascoa

Está tudo bem se o seu negócio não vende chocolate. Hoje nosso especialista organizou muitas dicas de campanhas de Páscoa 2022 para todos os nichos. No primeiro semestre do ano, essa é uma das datas mais lucrativas, por isso, todas as estratégias e planejamentos devem ser bem estruturados, com meios de comunicação eficientes. Vem ver as nossas dicas.

As vendas da Páscoa 2022 estão mais aquecidas que em 2020 e 2021, veja os números!

O que você vai ver nesse artigo:

  • Quando é a Páscoa e importância para o comércio;
  • 6 dicas para campanhas de Páscoa 2022;
  • Dicas bônus em vídeo

Quando é a Páscoa 2022 e importância para o comércio:

Em primeiro lugar, saiba quando a data acontece. No ano de 2022, será no domingo, dia 17 de abril. E mesmo sendo uma data de menos expressões numéricas, em comparação com a Black Friday e Natal -, ela ainda movimenta economicamente muitos setores. Por isso, é a sua obrigação buscar antecipadamente quais são as estratégias a serem adotadas e quais ações de marketing vão aproximar a sua empresa do público.

Neste ano, se espera um aumento de 18% nas vendas em relação ao ano passado. A alta deriva, basicamente, da redução de imposições pandêmicas. As pessoas estão querendo consumir mais depois do período em isolamento. Outro sinal positivo para lojistas e empreendedores é sobre o ticket médio relativo a data. Em 2022, os consumidores estão favoráveis a comprar o valor de R$ 149,16, já ano passado, por exemplo, as compras foram de R$ 99,83.

Já os produtos mais consumidos na época são:

  • 46% – Ovos de páscoa;
  • 37% – Chocolates e trufas;
  • 16% – Cestas de café da manhã.

Em relação às formas de pagamento, os dados também propõe muitas análises e insights. Confere os números:

  • 42% – Cartão de crédito;
  • 27% – Dinheiro;
  • 20% – Cartão de débito.

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6 dicas para campanhas de Páscoa 2022:

Em segundo lugar, agora que vimos os números impressionantes referentes à Páscoa, temos que pensar nas estratégias de marketing para as campanhas. Por isso, para ajudar você e seu negócio, reunimos 6 dicas imperdíveis.

Se preferir, assista ao vídeo especial que gravamos para você:

1. Planejamento

As estratégias de marketing para campanhas de Páscoa precisam ser pensadas em até 2 meses antes da data acontecer. Para você ter uma ideia do impacto da pesquisa dos consumidores antes da compra, essa pesquisa mostra que até 97% pesquisa antes de decidir.

Portanto, imagine a seguinte situação: estamos em janeiro e o cliente mexe no seu celular. Ele começa a pensar em todas as datas que precisa presentear e já vai pesquisar o dia que vai acontecer, quais as tendências de presentes e se já tem alguma promoção. Possivelmente a marca que ele entrar em contato vai ficar na cabeça, assim, quando for realizar a compra, diretamente busca a que está em sua memória.

Pesquisa mostra, ainda, que 80% de usuários de smartphone usam o telefone para decidir sobre a aquisição de um produto enquanto estão em uma loja.

2. Omnichannel

Você já ouviu falar sobre omnichannel? Se não, está mais do que na hora de pesquisar sobre o termo e entender mais sobre. Basicamente, é uma estratégia que integra vários canais para melhorar a comunicação e relacionamento com o cliente. Também chamada de multicanal, a estratégia consiste em ter todos os canais interligados, garantindo uma experiência fluída e consistente.

Por exemplo, sua empresa tem um e-commerce e você quer que os clientes que realizarem compras tenham o melhor suporte possível, para assim evitar reclamações. Com o omnichannel, o seu site se interliga com o envio de SMS e o SMS, por sua vez, envia um link para falar com um atendente por outros aplicativos de mensagens. O próprio consumidor decide como, quando e onde quer entrar em contato.

Veja como o envio de SMS auxilia na campanha de Páscoa 2022.

3. Pesquise sobre a data

A intenção do cliente é central para o seu planejamento de marketing e comercial. Isso porque é a partir disso que entende-se o que ele realmente quer. Ou seja, sua equipe se põe no lugar do consumidor e começa a pensar o que ele quer como promoção, fidelização e ofertas.

Uma das dicas mais preciosas é utilizar os mecanismos de busca de palavra chave, como o Google Trends e o Answer The Public. Neles, podemos inserir as palavras chaves “Páscoa” e “Presentes páscoa” e fazer uma media de quantas pessoas buscam por determinados nichos como “chocolate”, “perfumaria”, “viagens”. Porém, se o seu nicho não estiver presente em nenhuma busca, não desanime! Foque em outras datas comemorativas ou seja criativo na forma de oferecer os produtos.

4. Segmente os contatos

Com certeza você tem uma base de contatos, certo?

Pois bem, datas comemorativas são perfeitas para que você crie estratégias segmentadas. Vamos pensar nas campanhas de Páscoa 2022 e segmentar pelos três principais públicos compradores:

  • Pais que compram para os filhos;
  • Namorados que compram entre si;
  • Tios(as) que compram para os sobrinhos.

Utilize sua lista de contatos e vá recortando-as a partir de dados que você possui dos clientes. Um exemplo disso, é fazer um envio de SMS em massa apenas para aqueles que possuem compras recorrentes, oferecendo um cupom de desconto. Veja:

“[40% OFF] A Pascoa ta chegando e tenho certeza que as crianças da família estao esperando aquele presentinho. Utilize o seu cupom no link: www.pascoa.com”

Estratégias online são as grandes aliadas de todo comércio digital. Na verdade, o que todos notamos nos últimos anos é a tendência de compras na internet por e-commerce. De acordo com uma pesquisa realizada pelo IDC, mais de 80% das pessoas na América Latina estão comprando online desde 2020. Por isso, nossa quinta dica é muito valiosa: foque na melhoria contínua dos processos de compra do seu cliente.

No seu site, organize uma seção especial de Páscoa, com promoções imperdíveis e descontos exclusivos. Depois disso, envie uma campanha de SMS para seus contatos com o clique direcionado para o link. Assim, seus clientes recebem diretamente no celular o link e acessam de forma facilitada e objetiva. Veja um exemplo de mensagem para sua campanha de Páscoa 2022:

“[PAGUE 1, LEVE 2] Em qualquer compra realizada pelo link você participa da promoção especial de Páscoa, aproveite, é só essa semana: www.fretegratis.com.br”

6. Fidelize

Por fim, se sua empresa realmente não se encaixa em nenhuma estratégia de venda, é possível aproveitar a data para fidelizar os clientes. Por isso, tenha em mente a importância de ter uma marca forte e bem posicionada em toda e qualquer data, não se deixe ser esquecido!

A maioria dos brasileiros realiza compras com marcas que já tiveram contato em algum momento. Seja presente na vida dos consumidores, nas redes sociais e aproveite as taxas do SMS para chegar até eles.

Com 98% de taxa de abertura, 45% de resposta e 30% de clique, ou seja, o envio de SMS em massa para fidelizar clientes é uma ótima alternativa, veja o exemplo abaixo:

“Feliz Páscoa, #NomedoLead. Que esse dia seja repleto de amor e carinho, são os votos de todos nós da Disparo Pro para você e sua família.”

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