Gestão de Grupos: como configurar grupos e campanhas no WhatsApp

O canal Gestão de Grupos da Disparo Pro permite criar e gerenciar grupos no Whatsapp, disparar campanhas automatizadas, enviar mensagens em massa e acompanhar resultados em tempo real.

Veja este guia para começar a usar o canal Gestão de grupos e enviar a sua primeira campanha em 5 passos:

Pré-Requisitos
Antes de começar a usar o canal Gestão de Grupos, é necessário ter um plano “Gestão de Grupos” ativo. Como contratar:

  • Acesse o Menu Lateral e vá em > Comprar créditos > e escolha um dos Planos de Gestão de Grupos para ativar o seu.

image 55



Como configurar grupos e campanhas no WhatsApp:

[Se preferir, assista o vídeo tutorial do canal Gestão de Grupos e aprenda como configurar grupos e campanhas no WhatsApp]

  • Passo 1 – Conectar seu número ao Whatsapp

Para começar, conecte seu número de WhatsApp à Disparo Pro por meio de uma instância web, essa conexão permite gerenciar seus grupos e enviar mensagens diretamente pela Disparo Pro.

Como fazer:

  1. No Painel, clique no botão Integrar no canal “Gestão de Grupos”.
image 46


2. Na tela de Dashboards, clique em “Conecte-se a uma Instância Web para conectar ao Whatsapp”.

    image 48



    Você também pode acessar este passo por:

    Menu Lateral > Instâncias Web > botão: Adicionar Instâncias. 

    1. Dê um nome à instância: é como você vai identificar o aparelho conectado ao WhatsApp, exemplos: Meu número, Empresa X, GruposA, etc.
    1. Escaneie o QR Code com o número que fará a gestão dos grupos para concluir a conexão com o WhatsApp.
    image 42

    Pronto! Sua conexão está ativa e pronta para uso.

    • Passo 2 – Criar Grupos

    Após conectar o seu número, acesse o atalho “Gerenciar Grupos” aqui na tela Dashboards ou também pelo caminho: 

    image 41

    Menu Lateral > Grupos > botão: Gerenciar grupos.

    Nesta etapa, você define a estratégia da sua campanha, a partir dos dados: 

    Dados para criar Campanhas:

    – Nome da campanha
    – Quantidade de Grupos de deseja criar (podendo criar até 100 grupos)
    – Quantidade máxima de membros por Grupo (podendo adicionar até 1000 membros por grupo)

    Dados para conectar ao Whatsapp:

    – Qual das instâncias web, recém criadas, irá disparar esta campanha
    – Quais grupos existentes deseja adicionar à essa campanha

    Dados para criar Grupos:

    – Adicione a imagem de perfil do grupo (tamanho máximo: suporta arquivos de imagem de até 10 MB)
    – Defina o nome para os Grupos
    – Descrição dos Grupos
    – Número inicial (Este número será a contagem dos grupos, de acordo com a quantidade de grupos que você decidiu criar no passo 1 “Quantidade de Grupos de deseja criar”. Por exemplo, se você decidiu criar 3 grupos e o número inicial foi definido como 1, os grupos serão automaticamente: Grupo #1, Grupo #2 e Grupo #3, conforme imagem de exemplo baixo)

    image 40

    – Adicione números de co-administradores. (Este é um passo importante no processo de configuração dos grupos. É indicado adicionar mais de um número, caso o administrador inicial sofra algum tipo de banimento no Whatsapp, automaticamente o segundo número será responsável por gerenciar o grupo)
    – E por fim, ative as permissões de administrador, conforme as opções: 
    – Apenas administradores podem mandar mensagens
    – Administradores precisam aprovar a entrada nos grupos

    💡 Dica: organize os grupos de acordo com o tipo de público ou objetivo da campanha para facilitar o gerenciamento depois, use nomes que que facilitem a identificação da campanha (ex: Black Friday 2025, Clientes VIP, Suporte Loja X).

    • Passo 3 – Compartilhar Link do Grupo

    Agora que os grupos estão criados, é hora de compartilhar o link de acesso ao Grupo para o seu público.

    Acesse:

    Menu Lateral > Grupos > Na lista de Campanhas criadas, clique em Opções (⋯) > Compartilhar Link da Campanha.

    image 44


    Pronto, copie o link encurtado ou compartilhe diretamente nas redes sociais (através dos ícones). Seus leads serão adicionados automaticamente aos grupos, sem precisar moderar manualmente. 

    image 43



    Depois você poderá acompanhar a entrada desses leads e a taxa de conversão de cada canal.

    💡 Dica: envie o link em canais estratégicos (como e-mail, WhatsApp ou link da BIO do Instagram) para ampliar o alcance e aumentar o número de participantes nos grupos.

    • Passo 4 – Envie mensagens para os Grupos

    Pronto, agora crie e envie suas ações de marketing para os grupos que você configurou.

    Na tela de Dashboards, clique em “Enviar Mensagens”

    ea02339d f004 438b bd09 ea1ec63c39fc

    Ou acesse:

    Menu Lateral > Envio de Mensagens.

    Siga o passo a passo para personalizar a sua primeira mensagem:

    1. Selecione: 
    • Campanha
    • Grupo(s)
    • (Opcional) Adicione mídias: imagem, vídeo, documento ou áudio (todos suportam upload máximo de até 16 MB por arquivo).
    image 45
    1. Digite o texto da mensagem
    1. (Opcional) Ative a função @”Mencionar todos do grupo”, caso queira notificar todos os membros do grupo. (Esta configuração permite que a mensagem seja destacada para todos os integrantes do grupo, mesmo que o grupo esteja silenciado ou arquivado, os membros recebem alerta da menção).
    1. Confira a pré-visualização no celular (lateral direita)
    image 53
    1. (Opcional) Agende o disparo com ou sem recorrência: diária, semanal, mensal ou anual.
    image 47



    (A funcionalidade de agendamento recorrente permite que as campanhas sejam enviadas automaticamente em intervalos definidos, garantindo consistência na comunicação e ajudando a manter o relacionamento ativo com leads e clientes)

    💡 Dica: revise o conteúdo antes de confirmar o envio. Uma boa mensagem é clara, personalizada e relevante para o público.

    • Passo 5 – Acompanhe os Relatórios de performance

    Monitore a performance da sua operação de Gestão de Grupos no WhatsApp, em tempo real, com os relatórios gerais e individuais por campanhas..

    1. Relatório Geral

    Acompanhe informações consolidadas e por período, da estratégia geral das suas campanhas criadas.

    Acesse: 

    Na tela de Dashboards, clique em “Relatórios”.

    image 51

    Ou Menu Lateral > Relatórios.

    • Filtre por período.
    image 50
    • Visualize dados:
      1. Total de instâncias web conectadas
      2. Mensagens enviadas e recebidas.
      3. Consumo diário por tipo de mensagem: texto, imagem, vídeo, documento, áudio, contatos, localização, sticker, enquetes e reações.
      4. Investimento em campanhas por período.

    2. Relatório por Campanha

    Acompanhe detalhes individuais dos cliques de cada campanha disparada.

    Acesse: 

    Menu Lateral > Grupos > Na lista de Campanhas criadas, clique no botão: Personalizar.

    image 56
    1. Filtre por período.
    image 54
    1. Selecione a aba Relatórios. 
    image 52
    • Visualize dados:
      • Novos cliques hoje
      • Novos cliques este mês
      • Total de cliques
      • Total de cliques por campanha
      • Gráficos de rastreamento de cliques da campanha por canal de origem: WhatsApp, LinkedIn, Instagram, Telegram, Facebook, YouTube, X, E-mail, SMS e outros.

      💡 Dica: use essas métricas para otimizar suas campanhas, identificar quais canais de comunicação estão atraindo/gerando mais tráfego para os seus grupos e invista estrategicamente em cada um desses canais. 




      Dúvidas?

      Se ainda ficou com dúvidas sobre a configuração do Canal de Gestão de Grupos, clique no abaixo e entre em contato com o nosso time de suporte, podemos te ajudar!

      CTA

      Veja mais blogs recentes

      Como configurar o seu Canal de RCS

      Como disparar campanhas de SMS na Disparo Pro?

      Como Utilizar a API WhatsApp da Disparo Pro

      Inscreva-se na nossa News Disparô!

      Fique por dentro de insights exclusivos, novidades do mercado e dicas práticas para otimizar a comunicação do seu negócio.