Confira exemplos práticos para aumentar suas vendas e reter clientes com AI.
Cada vez mais popular entre usuários do Brasil e do mundo, a inteligência artificial (AI) já está inserida na rotina de empresas de todos os setores e portes, proporcionando benefícios que podem transformar o marketing e a comunicação da sua marca.
Abrangente e amplamente personalizável, o uso de inteligência artificial oferece soluções que têm sido constantemente aprimoradas para ofertar serviços cada vez melhores – realidade que reflete no uso crescente de robôs por empresas nacionais. Realizado pelo SAS Institute, o estudo “Avanços na cultura organizacional baseada em dados, analytics e AI” concluiu que 63% dos negócios brasileiros utilizam inteligência artificial no dia a dia, com destaque para os setores financeiro, de varejo e de manufaturas.
O que a AI pode fazer pelo meu negócio?
Além de ser um diferencial competitivo cada vez mais valorizado pelo público e pelo mercado, o uso de AI oferece diversos benefícios ao seu negócio. Conheça alguns deles:
- Compreensão abrangente do público-alvo: ideais para analisar e mapear dados, as plataformas de AI podem colher informações valiosas acerca do comportamento do público-alvo, viabilizando o desenvolvimento de campanhas coerentes e alinhadas ao perfil desejado.
- Redução de custos: além de viabilizarem o direcionamento certeiro de anúncios e campanhas, os softwares de inteligência artificial possibilitam o contato direto com milhares de clientes ao mesmo tempo, reduzindo a necessidade de novas contratações e gastos com infraestrutura.
- Agilização de processos: a utilização de bons softwares de AI pode aprimorar e agilizar processos internos através da análise de dados, já que facilita a identificação e a correção de possíveis falhas.
- Retenção de clientes: diretamente associadas à melhoria da experiência do cliente, as ferramentas de inteligência artificial podem facilitar a rotina do usuário, solucionar problemas de maneira instantânea e melhorar significativamente o atendimento ao público, reduzindo as taxas de churn.
- Desenvolvimento de conteúdo: ideal para quem busca captar clientes, a produção de conteúdos relacionados aos interesses do público-alvo também pode ser realizada por softwares de AI, que já oferecem ferramentas para o desenvolvimento de textos, imagens, vídeos e mais.
Como usar ferramentas AI para impulsionar minhas estratégias de marketing?
Apesar de ainda parecerem assustadoras para muitos gestores, as ferramentas de inteligência artificial são muito menos complicadas do que parecem, e podem ser adaptadas a diferentes necessidades da sua empresa. Conheça algumas maneiras de aplicá-las de maneira efetiva:
1. Automatize tarefas
Tarefas como o disparo de e-mails, suporte e registro de dados podem ser automatizadas através de softwares de AI. Desta forma, você reduz gastos e direciona sua equipe de colaboradores a tarefas mais complexas, como o desenvolvimento de estratégias, por exemplo.
2. Invista em mídia paga de maneira inteligente
Use os dados colhidos pelo seu software de AI para investir em mídias pagas de maneira mais precisa: analise horários de acesso, conteúdos consumidos, palavras-chave relevantes e mídias utilizadas com frequência.
3. Implante um Chatbot
Desenvolvidos por AI para estabelecer diálogos que simulam o raciocínio humano, os chatbots captam clientes de maneira natural e eficiente. De acordo com o relatório CX Trends 2023, 60% dos líderes planejam implantar chatbots para melhorar experiências conversacionais.
4. Implemente a gestão data-driven
100% baseada nos dados colhidos por softwares de AI, a gestão data-driven garante decisões mais assertivas, reduzindo gastos com testes.
5. Faça o mapeamento da jornada do cliente
Ferramentas de AI são capazes de mapear a jornada do cliente – desde o primeiro contato até a efetivação da compra. A partir de dados como este, aprimorar a experiência de compra fica muito mais fácil, viabilizando a captação e a fidelização de clientes.
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