Caracteres especiais: o que são e como interferem nos SMS?

Saiba como otimizar suas mensagens de texto usando os caracteres especiais de maneira correta.
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Por: Daiane de Souza

Redatora do grupo Ativos Capital, responsável pela produção de conteúdo para empresas como Brasilfone e Disparo Pro!

Saiba como otimizar suas mensagens de texto usando os caracteres especiais de maneira correta.

Eficiente, prático e barato, o disparo de SMS é uma das alternativas mais eficazes do mercado para divulgar seus produtos e serviços. Com taxa de abertura superior a 98%, as mensagens de texto proporcionam baixo custo, alta visibilidade, entrega rápida e possibilidade de personalização, além de diferenciarem sua marca da concorrência.

Desenvolvidas com o objetivo de beneficiar a performance das suas campanhas, algumas normas de conduta para SMS podem ajudá-lo a impulsionar suas vendas e captar clientes de maneira ainda mais assertiva: o uso de caracteres especiais é uma delas.

O que são os caracteres especiais?

Para começar, que tal saber um pouco mais sobre o que são os caracteres especiais?

Na Disparo Pro, os caracteres especiais dizem respeito a símbolos gráficos e matemáticos, sinais de pontuação e acentuação, exceto pelos mencionados abaixo:

NÃO são caracteres especiais:
0-9A-Za-zEspaço
!@#$
%&()
*+,.
/:;<>
=?|

Como os caracteres especiais interferem nas mensagens de texto?

Os SMS podem conter até 160 caracteres – número reduzido para 70 caso a mensagem contenha caracteres especiais. Desta forma:

  • Para mensagens com até 160 caracteres (sem caracteres especiais), a cobrança será padrão – de acordo com a tarifa do serviço escolhido.
  • Para mensagens sem caracteres especiais com mais de 160 caracteres, será cobrada uma mensagem a cada 153 caracteres.
  • O tamanho máximo da mensagem é de 1.377 caracteres (9 mensagens SMS).
  • Para mensagens com até 70 caracteres (com caracteres especiais), a cobrança será padrão – de acordo com a tarifa do serviço escolhido.
  • Para mensagens com caracteres especiais de mais de 70 caracteres, será cobrada uma mensagem a cada 67 caracteres.
  • O tamanho máximo da mensagem é de 1.377 caracteres (9 mensagens SMS).

Quantos caracteres no SMS?

O SMS (Short Message Service) é um serviço de mensagens curtas que, como o próprio nome sugere, tem um limite de caracteres que pode ser utilizado por envio. A quantidade padrão de caracteres em um SMS é de 160 caracteres, considerando o uso de caracteres simples da tabela GSM (como letras, números e sinais de pontuação comuns). 

No entanto, esse número pode variar caso a mensagem contenha caracteres especiais ou acentuados, como “ç”, “ã”, “é”, entre outros. Quando a mensagem utiliza a codificação UCS-2 (Unicode), por conter caracteres fora do padrão GSM, o limite por SMS cai para 70 caracteres

Além disso, quando a mensagem ultrapassa esse limite, ela é automaticamente dividida em partes e enviada como mensagens concatenadas. Por exemplo, ao enviar um texto de 250 caracteres, ele será dividido em duas partes: uma com 153 caracteres e outra com o restante. Isso ocorre porque, ao concatenar SMS, são utilizados 7 caracteres por mensagem para indicar a sequência (1/2, 2/2, etc.), reduzindo o espaço disponível para o conteúdo principal.

Por isso, ao criar uma campanha de SMS marketing ou enviar comunicações automáticas por esse canal, é preciso considerar o tamanho da mensagem. Quanto mais objetiva, direta e clara for a comunicação, melhor será a experiência para o destinatário — e menor o custo, já que cada SMS é tarifado por envio.

Como personalizar o SMS?

A personalização do SMS é um dos grandes diferenciais para as campanhas. Com o uso de plataformas de envio profissional, é possível adaptar o conteúdo da mensagem para cada destinatário, utilizando dados como nome, cidade, última compra, data de aniversário e muito mais. 

Essa personalização gera maior engajamento, já que o cliente sente que a mensagem foi feita especialmente para ele.

Por exemplo, em vez de enviar um SMS genérico como:
“Aproveite nossa promoção especial!”,
você pode personalizar com nome e contexto:
“João, só hoje: 20% OFF para você na loja do Centro. Aproveite!”

Além do nome, outras variáveis podem ser inseridas automaticamente, como:

  • Nome do produto comprado recentemente.
  • Valor de crédito disponível.
  • Data de vencimento de um boleto ou assinatura.
  • Link personalizado para uma página com login automático.

A personalização é feita por meio de tags dentro das plataformas de envio, como {{nome}}, {{cidade}}, {{produto}}, etc. Essas tags são substituídas pelos dados reais de cada contato na hora do envio.

Vale lembrar que, apesar do limite de caracteres, é possível manter mensagens curtas e personalizadas ao mesmo tempo. O segredo está em ir direto ao ponto, evitando termos genéricos e focando em chamadas para ação claras e direcionadas.

Com a personalização, o SMS se torna mais humano, relevante e eficiente — aumentando as taxas de abertura, resposta e conversão.

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