Saiba como otimizar suas mensagens de texto usando os caracteres especiais de maneira correta.
Eficiente, prático e barato, o disparo de SMS é uma das alternativas mais eficazes do mercado para divulgar seus produtos e serviços. Com taxa de abertura superior a 98%, as mensagens de texto proporcionam baixo custo, alta visibilidade, entrega rápida e possibilidade de personalização, além de diferenciarem sua marca da concorrência.
Desenvolvidas com o objetivo de beneficiar a performance das suas campanhas, algumas normas de conduta para SMS podem ajudá-lo a impulsionar suas vendas e captar clientes de maneira ainda mais assertiva: o uso de caracteres especiais é uma delas.
O que são os caracteres especiais?
Para começar, que tal saber um pouco mais sobre o que são os caracteres especiais?
Na Disparo Pro, os caracteres especiais dizem respeito a símbolos gráficos e matemáticos, sinais de pontuação e acentuação, exceto pelos mencionados abaixo:
NÃO são caracteres especiais: | ||||
0-9 | A-Z | a-z | Espaço | – |
! | @ | “ | # | $ |
% | & | ‘ | ( | ) |
* | + | , | – | . |
/ | : | ; | < | > |
= | ? | | |
Como os caracteres especiais interferem nas mensagens de texto?
Os SMS podem conter até 160 caracteres – número reduzido para 70 caso a mensagem contenha caracteres especiais. Desta forma:
- Para mensagens com até 160 caracteres (sem caracteres especiais), a cobrança será padrão – de acordo com a tarifa do serviço escolhido.
- Para mensagens sem caracteres especiais com mais de 160 caracteres, será cobrada uma mensagem a cada 153 caracteres.
- O tamanho máximo da mensagem é de 1.377 caracteres (9 mensagens SMS).
- Para mensagens com até 70 caracteres (com caracteres especiais), a cobrança será padrão – de acordo com a tarifa do serviço escolhido.
- Para mensagens com caracteres especiais de mais de 70 caracteres, será cobrada uma mensagem a cada 67 caracteres.
- O tamanho máximo da mensagem é de 1.377 caracteres (9 mensagens SMS).
Quantos caracteres no SMS?
O SMS (Short Message Service) é um serviço de mensagens curtas que, como o próprio nome sugere, tem um limite de caracteres que pode ser utilizado por envio. A quantidade padrão de caracteres em um SMS é de 160 caracteres, considerando o uso de caracteres simples da tabela GSM (como letras, números e sinais de pontuação comuns).
No entanto, esse número pode variar caso a mensagem contenha caracteres especiais ou acentuados, como “ç”, “ã”, “é”, entre outros. Quando a mensagem utiliza a codificação UCS-2 (Unicode), por conter caracteres fora do padrão GSM, o limite por SMS cai para 70 caracteres.
Além disso, quando a mensagem ultrapassa esse limite, ela é automaticamente dividida em partes e enviada como mensagens concatenadas. Por exemplo, ao enviar um texto de 250 caracteres, ele será dividido em duas partes: uma com 153 caracteres e outra com o restante. Isso ocorre porque, ao concatenar SMS, são utilizados 7 caracteres por mensagem para indicar a sequência (1/2, 2/2, etc.), reduzindo o espaço disponível para o conteúdo principal.
Por isso, ao criar uma campanha de SMS marketing ou enviar comunicações automáticas por esse canal, é preciso considerar o tamanho da mensagem. Quanto mais objetiva, direta e clara for a comunicação, melhor será a experiência para o destinatário — e menor o custo, já que cada SMS é tarifado por envio.
Como personalizar o SMS?
A personalização do SMS é um dos grandes diferenciais para as campanhas. Com o uso de plataformas de envio profissional, é possível adaptar o conteúdo da mensagem para cada destinatário, utilizando dados como nome, cidade, última compra, data de aniversário e muito mais.
Essa personalização gera maior engajamento, já que o cliente sente que a mensagem foi feita especialmente para ele.
Por exemplo, em vez de enviar um SMS genérico como:
“Aproveite nossa promoção especial!”,
você pode personalizar com nome e contexto:
“João, só hoje: 20% OFF para você na loja do Centro. Aproveite!”
Além do nome, outras variáveis podem ser inseridas automaticamente, como:
- Nome do produto comprado recentemente.
- Valor de crédito disponível.
- Data de vencimento de um boleto ou assinatura.
- Link personalizado para uma página com login automático.
A personalização é feita por meio de tags dentro das plataformas de envio, como {{nome}}, {{cidade}}, {{produto}}, etc. Essas tags são substituídas pelos dados reais de cada contato na hora do envio.
Vale lembrar que, apesar do limite de caracteres, é possível manter mensagens curtas e personalizadas ao mesmo tempo. O segredo está em ir direto ao ponto, evitando termos genéricos e focando em chamadas para ação claras e direcionadas.
Com a personalização, o SMS se torna mais humano, relevante e eficiente — aumentando as taxas de abertura, resposta e conversão.
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