Como configurar o seu Canal de RCS

Veja como configurar o seu Canal de RCS para começar a usar na Disparo Pro, acompanhe passo a passo: 

Pré-Requisitos

Antes de começar a usar o canal RCS da Disparo Pro, você precisa ter:

  • Um número novo;
  • O link para política de privacidade da sua empresa e o link para os termos de serviço da sua marca;
  • Ter um crédito mínimo no valor de R$ 150,00 na sua carteira.

Configurando a API WhatsApp da Disparo Pro

  1. Crie ou acesse sua conta na Disparo Pro. 
  2. Adicione créditos nesta tela
  3. Acesse o Painel e clique no botão entrar do RCS.

image 39



Pronto, você está na tela de configuração do RCS da Disparo Pro.

image 38



Esta tela exibe, em tempo real (na lateral direita) o teste de pré-visualização, assim você visualiza como as informações e opções de personalização do RCS ficaram na tela do celular.

Perfil | Cadastre as seguintes informações

  1. Dados do Perfil da sua empresa
    • Nome da Empresa que será exibido;
    • Descrição – que pode ser o ramo de atuação da marca ou objetivo da mensagem como por exemplo: Campanha de Marketing;
    • Link para política de privacidade da sua empresa;
    • Link para os termos de serviço da sua empresa.

Visual | Personalize o seu canal

  1. Configure sua marca no RCS
  • Cor da borda: inclua o código da cor da sua empresa;
  • Logotipo: anexe a logo da sua empresa no formato png. ou jpg. com até 50 kb, nos tamanhos: 224×224 pixels;
  • Capa: escolha uma capa que caracteriza visualmente a sua marca, no formato png. ou jpg. com até 200 kb, nos tamanhos: 1440×448 pixels.

Contatos | Preencha informações de contato

  1. Inclua os seguintes tipos de contatos:
  • Telefone: digite o número (Ex: +55 11 9999 99999) e nome do contato que deseja cadastrar.
  • E-mail: digite o endereço de e-mail e nome de contato que deseja cadastrar;
  • Site: digite a URL do site e o nome de contato que deseja cadastrar.

Vale reforçar que é essencial que você inclua o máximo possível de informações de contato, preencher esses dados aumenta significativamente as chances de aprovação do RCS junto às operadoras e também ao Google, já que fortalecem a comprovação de identidade e credibilidade da empresa durante a análise.

Agentes | Crie frases de interação

  1. Formule mensagens para interações que possam ocorrer com o seu contato:
    • Mensagem de descadastro: frase enviada quando o contato solicita parar de receber mensagens da sua empresa.
      1. Exemplos: “Você foi descadastrado com sucesso. Não receberá mais nossas mensagens.” ou “Descadastro realizado. Se quiser voltar a receber novidades, é só se inscrever novamente.” 
  • Interação primária: são as frases mais comuns, usadas no dia a dia do contato com seus clientes.
    1. Exemplos: “Olá! Você acaba de receber um desconto exclusivo. Use o código PROMO10.” ou “Seu pedido nº 12345 já saiu para entrega. Acompanhe em: www.exemplo.com/rastreio”.
  • Interação secundária: são mensagens menos frequentes, mas que podem ocorrer em situações específicas.
    1. Exemplos: “Seu código de confirmação é 5678. Não compartilhe este código com ninguém.” ou “Notamos que sua sessão expirou. Acesse novamente para continuar.”

Termos | Dê aceite nos Termos da Disparo Pro para prosseguir

  1. Termos e Políticas do Google para uso do RCS na Disparo Pro:

Ao usar o RCS na Disparo Pro, é importante saber que:

  • Processamento de Dados (DPA): o Google pode reter e processar dados pessoais conforme definido no Adendo de Processamento de Dados. É necessário confirmar que você leu e aceita esses termos.
  • Política de Uso Aceitável (AUP): o Google restringe categorias de conteúdo proibido. Seu agente só será aprovado se seguir essas regras. Também é necessário confirmar a leitura e a aceitação da AUP.

Pré-visualização do perfil

Antes de finalizar o passo a passo, é possível pré-visualizar como o seu perfil será exibido na tela do celular.

image 37

Pronto, após avançar, você receberá uma mensagem de confirmação do seu cadastro na tela.

Prazo de liberação do RCS

É importante reforçar que a liberação do RCS não é imediata, o prazo médio para a aprovação completa junto ao Google, incluindo a validação da marca e a liberação pelas operadoras, é de 15 a 20 dias.

Não se preocupe, assim que todo o processo for concluído, você receberá um e-mail de confirmação e o canal passa a ficar disponível para uso diretamente na plataforma.




Dúvidas?

Se ainda ficou com dúvidas sobre a configuração do Canal de RCS da Disparo Pro, clique no botão abaixo e entre em contato com o nosso time de suporte, podemos te ajudar!

CTA

Veja mais blogs recentes

Gestão de Grupos: como configurar grupos e campanhas no WhatsApp

Como disparar campanhas de SMS na Disparo Pro?

Como Utilizar a API WhatsApp da Disparo Pro

Inscreva-se na nossa News Disparô!

Fique por dentro de insights exclusivos, novidades do mercado e dicas práticas para otimizar a comunicação do seu negócio.