Veja como configurar o seu Canal de RCS para começar a usar na Disparo Pro, acompanhe passo a passo:
Pré-Requisitos
Antes de começar a usar o canal RCS da Disparo Pro, você precisa ter:
- Um número novo;
- O link para política de privacidade da sua empresa e o link para os termos de serviço da sua marca;
- Ter um crédito mínimo no valor de R$ 150,00 na sua carteira.
Configurando a API WhatsApp da Disparo Pro
- Crie ou acesse sua conta na Disparo Pro.
- Adicione créditos nesta tela.
- Acesse o Painel e clique no botão entrar do RCS.

Pronto, você está na tela de configuração do RCS da Disparo Pro.

Esta tela exibe, em tempo real (na lateral direita) o teste de pré-visualização, assim você visualiza como as informações e opções de personalização do RCS ficaram na tela do celular.
Perfil | Cadastre as seguintes informações
- Dados do Perfil da sua empresa
- Nome da Empresa que será exibido;
- Descrição – que pode ser o ramo de atuação da marca ou objetivo da mensagem como por exemplo: Campanha de Marketing;
- Link para política de privacidade da sua empresa;
- Link para os termos de serviço da sua empresa.
Visual | Personalize o seu canal
- Configure sua marca no RCS
- Cor da borda: inclua o código da cor da sua empresa;
- Logotipo: anexe a logo da sua empresa no formato png. ou jpg. com até 50 kb, nos tamanhos: 224×224 pixels;
- Capa: escolha uma capa que caracteriza visualmente a sua marca, no formato png. ou jpg. com até 200 kb, nos tamanhos: 1440×448 pixels.
Contatos | Preencha informações de contato
- Inclua os seguintes tipos de contatos:
- Telefone: digite o número (Ex: +55 11 9999 99999) e nome do contato que deseja cadastrar.
- E-mail: digite o endereço de e-mail e nome de contato que deseja cadastrar;
- Site: digite a URL do site e o nome de contato que deseja cadastrar.
Vale reforçar que é essencial que você inclua o máximo possível de informações de contato, preencher esses dados aumenta significativamente as chances de aprovação do RCS junto às operadoras e também ao Google, já que fortalecem a comprovação de identidade e credibilidade da empresa durante a análise.
Agentes | Crie frases de interação
- Formule mensagens para interações que possam ocorrer com o seu contato:
- Mensagem de descadastro: frase enviada quando o contato solicita parar de receber mensagens da sua empresa.
- Exemplos: “Você foi descadastrado com sucesso. Não receberá mais nossas mensagens.” ou “Descadastro realizado. Se quiser voltar a receber novidades, é só se inscrever novamente.”
- Mensagem de descadastro: frase enviada quando o contato solicita parar de receber mensagens da sua empresa.
- Interação primária: são as frases mais comuns, usadas no dia a dia do contato com seus clientes.
- Exemplos: “Olá! Você acaba de receber um desconto exclusivo. Use o código PROMO10.” ou “Seu pedido nº 12345 já saiu para entrega. Acompanhe em: www.exemplo.com/rastreio”.
- Interação secundária: são mensagens menos frequentes, mas que podem ocorrer em situações específicas.
- Exemplos: “Seu código de confirmação é 5678. Não compartilhe este código com ninguém.” ou “Notamos que sua sessão expirou. Acesse novamente para continuar.”
- Exemplos: “Seu código de confirmação é 5678. Não compartilhe este código com ninguém.” ou “Notamos que sua sessão expirou. Acesse novamente para continuar.”
Termos | Dê aceite nos Termos da Disparo Pro para prosseguir
- Termos e Políticas do Google para uso do RCS na Disparo Pro:
Ao usar o RCS na Disparo Pro, é importante saber que:
- Processamento de Dados (DPA): o Google pode reter e processar dados pessoais conforme definido no Adendo de Processamento de Dados. É necessário confirmar que você leu e aceita esses termos.
- Política de Uso Aceitável (AUP): o Google restringe categorias de conteúdo proibido. Seu agente só será aprovado se seguir essas regras. Também é necessário confirmar a leitura e a aceitação da AUP.
Pré-visualização do perfil
Antes de finalizar o passo a passo, é possível pré-visualizar como o seu perfil será exibido na tela do celular.

Pronto, após avançar, você receberá uma mensagem de confirmação do seu cadastro na tela.
Prazo de liberação do RCS
É importante reforçar que a liberação do RCS não é imediata, o prazo médio para a aprovação completa junto ao Google, incluindo a validação da marca e a liberação pelas operadoras, é de 15 a 20 dias.
Não se preocupe, assim que todo o processo for concluído, você receberá um e-mail de confirmação e o canal passa a ficar disponível para uso diretamente na plataforma.
Dúvidas?
Se ainda ficou com dúvidas sobre a configuração do Canal de RCS da Disparo Pro, clique no botão abaixo e entre em contato com o nosso time de suporte, podemos te ajudar!
