CASE DE SUCESSO: Chapecoense investe em SMS e Mensagens de Voz para engajar torcedores

Case de sucesso Chapecó
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Por: Daiane de Souza

Redatora do grupo Ativos Capital, responsável pela produção de conteúdo para empresas como Brasilfone e Disparo Pro!

Saiba como a Associação Chapecoense de Futebol utilizou a plataforma da Disparo Pro para aprimorar suas estratégias de comunicação.

Em um ambiente corporativo onde comunicar-se assertivamente se torna cada vez mais difícil, encontrar estratégias de marketing realmente eficazes para atingir seu público-alvo pode ser um grande desafio.

No caso da Associação Chapecoense de Futebol, que desejava fomentar a proximidade entre time e torcedores, este desafio foi superado com o apoio de estratégias automatizadas e alinhadas às tendências do mercado. Com a plataforma da Disparo Pro, a Chapecoense passou a investir no disparo de SMS e Voz, fortalecendo a relação da marca com seu público ideal.

O desafio do Clube

Um time de futebol precisa nutrir uma conexão significativa com o seu torcedor, e a ascensão das mídias sociais potencializou este desafio. Embora as plataformas digitais ofereçam oportunidades para que os clubes alcancem um público global, elas também podem criar barreiras com relação à comunicação efetiva, uma vez que a enxurrada de informações e conteúdos disponíveis online pode dificultar a captação da atenção dos torcedores.

Neste cenário, o time de marketing da Chapecoense era desafiado a se reinventar e descobrir novas formas de chegar até o público de forma assertiva.

Como o SMS impulsionou o faturamento

Reconhecido por proporcionar a maior taxa de abertura do mercado (98% de acordo com a SlickText), o SMS foi a estratégia escolhida pela Chapecoense para estabelecer contato direto com seus torcedores. Utilizado para informar o público sobre ações realizadas pelo Clube, o canal se mostrou amplamente efetivo para o engajamento e participação ativa dos associados.

Certeiro e altamente eficaz, o disparo de SMS garante uma leitura rápida – 90% das pessoas leem um SMS em até 3 minutos -, captando e preservando o interesse do público. Para a Chapecoense, este desempenho foi um diferencial:

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“Nós percebemos que o SMS era um canal bastante eficiente para a nossa necessidade. Precisávamos chegar até o torcedor e o associado de forma rápida e eficaz, e mantê-lo engajado com o Clube. Se levar em consideração o investimento no SMS, o retorno foi muito positivo.”

(Augusto Dalvit Tonelo, Vice-Presidente de Marketing da Chapecoense)

O disparo de Mensagens de Voz também fez parte da estratégia

Escolhido como parte das estratégias de comunicação do Clube, o disparo de Mensagens de Voz também foi utilizado para incentivar o engajamento dos torcedores.

Como se trata do envio de uma gravação de voz, como em uma ligação, os próprios jogadores do time podiam gravar áudios que eram encaminhados a associados a fim de incentivar a presença no estádio, além de outras ações. Desta forma, o público estabeleceu uma conexão emocional que influenciou diretamente nas suas decisões com relação à Chapecoense.

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