Recuperação de crédito: 10 dicas e modelos de mensagens de cobrança para inadimplentes

Recuperação de crédito: 10 dicas e modelos de mensagens de cobrança

Cobrar clientes inadimplentes é, sem dúvidas, um desafio que exige tato, conhecimento e estratégias eficazes. Encontrar o canal ideal, a abordagem correta e evitar práticas abusivas são aspectos cruciais para garantir o sucesso da cobrança e preservar o relacionamento com o cliente. Pensando nisso, elaboramos este blog com algumas dicas e modelos para ser seu guia na hora de fazer uma cobrança:

Qual é o melhor canal para enviar uma mensagem de cobrança para clientes inadimplentes?

Não existe uma resposta única para essa pergunta, pois o melhor canal para uma mensagem de cobrança para clientes dependerá de vários fatores, como:

  • O tipo de relacionamento que você tem com o cliente;
  • O valor da dívida;
  • O histórico de pagamentos do cliente.

Independentemente do canal que você escolher, é importante que a sua mensagem de cobrança seja respeitosa, clara e concisa. Entretanto, o SMS ganha destaque quando o quesito é entregabilidade e retorno da mensagem

Ao contrário de outros métodos de comunicação, as mensagens de texto são mais propensas a serem lidas imediatamente. Veja alguns dados:

  • A taxa de abertura de SMS chega a 98%, conforme a Slick Test;
  • A taxa de retorno pode atingir 45%;
  • É possível economizar cerca de 96% de custos ao utilizar SMS, quando comparado ao envio de cartas e ligações. 

Com o SMS como aliado, você aumenta as chances de obter sucesso na recuperação de  crédito, fideliza clientes e fortalece a imagem da sua empresa.

Como abordar clientes inadimplentes através do SMS? 

Agora que você já conhece o poder do SMS, é importante saber também as melhores técnicas para enviar mensagens de cobrança de uma forma respeitosa e assertiva. Para te auxiliar nessa missão, elaboramos uma lista com algumas dicas e modelos de mensagens para você utilizar na hora de entrar em contato com o inadimplente, acompanhe: 

Dica 01: Personalização e Identificação

Utilize o nome do cliente na mensagem para criar uma conexão imediata. Exemplo: 

Prezado [CLIENTE], seu pagamento está em atraso. Por favor, regularize através do link: [LINK]. Contamos com sua colaboração.

Dica 02: Clareza e Objetividade

Passe informações ao cliente sobre o valor da dívida pendente, a data de vencimento original e disponibilize um link para contato ou para o novo boleto de pagamento. Exemplo: 

[CLIENTE], você possui um saldo pendente de R$[VALOR] referente à fatura [Nº DA FATURA] com vencimento
em [DATA]. Por favor, acesse [LINK] para o boleto atualizado.

Dica 03: Tom de Voz Apropriado

Mantenha um tom educado e profissional, evite linguagem agressiva ou constrangedora que possa irritar o cliente. Procure demonstrar empatia e compreensão e mostre-se disposto a ajudar a encontrar uma solução. Exemplo: 

[CLIENTE], seu pagamento está em aberto. Ajude-nos a manter nossa relação em dia. Entre em contato
pelo link: [LINK] para acharmos uma solução.

Dica 04: Opções de pagamento

Informe ao cliente as opções de pagamento disponíveis, como transferência bancária, cartão de crédito ou boleto. Se possível, inclua links para plataformas de pagamento online para facilitar o processo. Exemplo: 

[CLIENTE], você pode realizar o pagamento da sua dívida por transferência bancária, cartão de crédito ou boleto. Consulte as opções em [LINK P/ OPÇÕES DE PAGAMENTO].

Dica 05: Mostre empatia

Reconheça que o cliente pode estar passando por dificuldades financeiras e ofereça soluções alternativas, como planos de pagamento parcelados, caso seja necessário. Exemplo: 

Estamos à disposição para ajudá-lo(a) a encontrar a melhor forma de regularizar seu pagamento. Entre em
contato conosco pelo site [LINK] para conhecer as opções.

Dica 06: Seja transparente

Fale sobre os juros e encargos que podem ser aplicados à dívida em atraso. Informe ao cliente como ele pode calcular esses valores e forneça os canais de contato para dúvidas ou reclamações. Exemplo: 

[CLIENTE], os juros e encargos da fatura em atraso podem ser consultados em [LINK P/ CONSULTA]. Aguardamos seu contato para negociação.

Dica 07: Agradeça a atenção

Agradeça ao cliente pela atenção e por regularizar sua situação. Reforce sua importância para o seu negócio e demonstre o desejo de manter um relacionamento positivo. Exemplo: 

[CLIENTE], contamos com sua parceria para regularizar seus débitos. Responda esse SMS com OK para negociar.
Gratos pela compreensão e colaboração.

Dica 08: Utilize linguagem positiva 

Evite usar linguagem negativa ou que possa constranger o cliente. Procure usar frases como “temos um saldo pendente” ou “sua fatura está em atraso”, ao invés de mencionar a palavra “dívida”.  Exemplo:

[CLIENTE], você tem um saldo pendente com a [EMPRESA] no valor de R$[VALOR]. Responda SIM para regularizar.

Dica 09: Defina um prazo razoável

Leve em consideração a situação financeira do cliente. Evite prazos muito curtos que possam gerar estresse ou frustração. Exemplo: 

[CLIENTE], para evitar acréscimos de juros e encargos, pedimos que realize o pagamento até [NOVA DATA P/ PAGAMENTO]. Agradecemos sua colaboração. 

Dica 10: Incentive a ação imediata

Criar um senso de urgência no cliente inadimplente incentivará a tomada de decisão imediata em resolver o problema ou em procurar alternativas de solução e evita o prolongamento da inadimplência. Exemplo: 

Prezado [CLIENTE], sua fatura venceu. Para evitar possíveis taxas adicionais acesse agora a segunda via atualizada pelo link [LINK]. Obrigada!

Com a DISPARO PRO, você conta com a melhor tecnologia do mercado para disparar SMS!

O processo de recuperação de crédito de clientes inadimplentes é uma tarefa que demanda estratégia, sensibilidade e eficiência. Ao adotar essas práticas, não apenas aumentamos as chances de recuperação de crédito, mas também preservamos o relacionamento com o cliente, fortalecendo a imagem da empresa.

Especialista em disparo de SMS, a Disparo Pro conta com a melhor tecnologia do mercado para impulsionar o seu negócio.

Composta por um time de profissionais qualificados e altamente experientes, a Disparo Pro oferece suporte humanizado e eficiente para encontrar as melhores alternativas para a sua empresa. Entre em contato conosco e saiba mais sobre o que podemos fazer por você!

Últimos posts

Eficiência em comunicação: conheça 4 estratégias para aumentar a captação de alunos da sua universidade usando SMS.

Eficiência em comunicação: conheça 4 estratégias para aumentar a captação de alunos da sua universidade usando SMS

Uma comunicação eficiente é a chave para atrair novos alunos. Nesse sentido, o SMS se destaca como uma ferramenta de alto desempenho quando os quesitos são entregabilidade, taxa de abertura e respostas instantâneas. Com a estratégia certa, o SMS pode ser uma forma inteligente de alcançar potenciais alunos e aumentar a captação na sua universidade. Aqui estão quatro estratégias para utilizar o SMS de maneira eficaz.

Leia mais »
Imagem blog cobrança digital

Cobrança digital: 4 benefícios do uso do SMS para negociar dívidas

A cobrança digital através do SMS tem se mostrado altamente eficiente para alcançar os devedores e facilitar acordos de pagamento. Capaz de tornar o processo mais ágil, eficiente e humanizado, os benefícios do seu uso para negociar dívidas são diversos. Neste blog elaboramos uma lista com 4 vantagens do uso do SMS para esse fim específico. Acompanhe!

Leia mais »