SMS e fraude: guia de como evitar e reconhecer o golpe

Mulher preocupada com o celular na mão, quer saber se o SMS que recebeu é fraude

Tornou-se impossível imaginar um mundo sem celulares. Por isso, pela necessidade e presença do aparelho no nosso dia-a-dia, observa-se cada vez mais golpes e fraudes acontecendo através de envios de SMS. Neste guia, organizamos alguns pontos para você prestar atenção, dessa forma não terá prejuízos financeiros e outras dores de cabeça. Veja como reconhecer se a SMS é fraude:

Recentemente, o golpe envolvendo envio de SMS e PIX levantou discussões sobre cibercrimes, ou seja, crimes cometidos no ambiente virtual. Uma pesquisa desenvolvida pelo Febraban-Ipespe (Federação Brasileira de Bancos) revela que as instituições financeiras registraram um aumento de 80% das tentativas de golpe durante a pandemia.

O envio de SMS é um dos meios de comunicação utilizados para fazer o envio de golpes e fraudes. Dessa forma, o especialista em tecnologia da Disparo Pro explica um pouco como isso acontece:

Os cibercriminosos costumam enviar links falsos que, quando são clicados pelos usuários, direcionam para páginas falsas de instituições bancárias ou pior: levam à instalação de um arquivo malicioso que rouba dados pessoais e bancários”

Devido ao aumento desses golpes, organizamos em alguns tópicos como você evita cair nas fraudes e, dessa forma, evita também que seus dados sensíveis sejam roubados. Portanto, veja as dicas abaixo:

Tom agressivo no SMS = É fraude!

Os criminosos virtuais costumam utilizar uma linguagem ameaçadora no conteúdo do SMS. Ou seja, você encontra a palavra “bloqueio”, por exemplo, para assustar. Não acredite! Lembre-se de conferir a linguagem de outros SMS que você recebeu e compare o conteúdo de ambos.

Veja o exemplo de SMS abaixo:

BANCO INFORMA: Por motivos de seguranca sua conta foi bloqueada, para realizar o desbloqueio acesse: www….”

SMS com links = Não saia clicando em todos!

Em segundo lugar, preste atenção aos links que são enviados com o conteúdo. Você percebeu como o SMS acima alarma uma situação e logo após direciona o clique a algum site ou instalação de aplicativo? Isso porque o interesse é roubar os dados sensíveis dos usuários, os encaminhando para outros sites.

A dica Disparo Pro é: não clique em links cujos remetentes são desconhecidos. Verifique se o número de quem enviou o SMS é de um celular normal com DDD + 9 números. Se for, cuidado! Explicamos abaixo o porquê disso.

Shortcode = SMS com remetente seguro

O chamado shortcode diz respeito aos números que possuem de 4 a 6 dígitos como remetente. Quando o SMS chega ao seu celular a partir dessa configuração de envio, ele é considerado um SMS legítimo! Dessa forma, uma maneira eficaz de saber se é golpe ou não, é analisar esse fator.

Lembre-se: se o remetente tiver DDD + número normal de celular, a chance de ser fraude é muito grande. Veja abaixo alguns remetentes legítimos:

  • Banco Itaú: 24828
  • Bradesco: 2370 e 30330
  • Banco do Brasil: 4004-0001
  • Caixa: 22492, 28112, 27182, 27104 e 10104.

Pesquise sobre fraude e números que enviam SMS

Quem comete esses crimes geralmente não ficam em apenas um destinatário, ou seja, enviam o mesmo SMS fraudulento para várias outras pessoas. Por isso, assim que receber a mensagem com conteúdo suspeito, levando em conta todas as dicas que a Disparo Pro deu, pesquise sobre o número de remetente.

Hoje, existem inúmeros sites que recebem reclamações e funcionam como um depósito público para visitarmos. Se você pesquisa pelo número e vê que há mais pessoas falando que é fraude, não clique em nenhum link e nem abra anexos que enviados com o conteúdo.

Por fim, visite nossas redes sociais, nosso site e conte com a Disparo Pro na luta contra golpes de envio de SMS!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Imagem Logo Disparo Pro Negativo

Copyright © 2020 Disparo Pro
Todos os direitos reservados

Exemplo de sms

Copyright © 2020 Disparo Pro
Todos os direitos reservados​

Informe as suas credênciais

Abrir Chat
1
Precisa de ajuda?
Olá!
Podemos ajudar?