SMS e Black Friday: dicas para o sucesso da sua campanha

A Black Friday é um dos eventos que mais movimentam o mercado, gerando muitas vendas através de promoções especiais. Em 2020, a data movimentou R$ 13 bilhões no e commerce do país. Da mesma forma, o envio de SMS continua sendo o canal de comunicação com a maior taxa de abertura, atingindo incríveis 98%. Portanto, para auxiliar nas suas estratégias de atração e conversão neste momento de planejamento das campanhas, preparamos esse material especial sobre envio de SMS na Black Friday.

Em primeiro lugar, se sua empresa ainda não está pensando na Black Friday, este é o momento para sentar com sua equipe de marketing e vendas e alinhar as expectativas, criando estratégias e promoções especiais. Como a jornada do consumidor vai gradativamente se formando, queremos dar dicas de como você pode organizar e direcionar os passos de seus clientes em três etapas: na pré-venda, venda e pós-venda. 

Segundo nossos especialistas:

“A presença de marcas em canais digitais e redes sociais está cada vez maior. Por isso, é necessário elaborar campanhas que estejam em sintonia com essa tendência, criando uma jornada do consumidor desde os conteúdos anteriores à data, durante e depois.”

Portanto, organizamos este texto em três tópicos:

1 – Pré Black Friday: O potencial dos links;

2 – Black Friday: Segmentando e personalizando o SMS;

3 – Pós Black Friday: Fidelizando os clientes.

Antes de começarmos a parte prática, veja como é fácil enviar SMS em massa na nossa plataforma no vídeo abaixo.

Plataforma de envio de SMS em massa online e fácil

1 – Pré Black Friday: O potencial dos links

Um dos diferenciais do envio de SMS em campanhas na Black Friday é a possibilidade de aumentar a presença digital em diferentes meios de comunicação. Não apenas isso, por ser um canal direto que utiliza de poucos caracteres, o conteúdo precisa ser pensado com cuidado para ser o mais assertivo possível. 

Então, na pré-venda ou pré-lançamento das promoções, a dica Disparo Pro é o envio de SMS em massa otimizando o link presente na mensagem. Isso porque a possibilidade de direcionar o clique do consumidor para sessões especiais dentro do site ou para conteúdos especiais em redes sociais faz com que haja mais engajamento e interações. Chama-se atenção do consumidor e ele já fica atento ao que virá.

Lembre-se de que o link precisa ser cadastrado anteriormente ao envio para que não seja lido como “spam” pelas operadoras. 

Abaixo, alguns exemplos de SMS:

“Bom dia, Ana. A Black Friday tá vindo aí e nós já começamos com o aquecimento das promoções. Acesse a nossa seção especial com promoções: www.aquecefriday.com.br

“Olá, Marcos. Nosso conteúdo está diferente, no clima de descontos. Olha esse vídeo que a gente preparou com os queridinhos que estarão em promoção no mês que vem: www.video.com.br

[BLACK FRIDAY] Nosso time tá preparando uma seleção de descontos. Ficou curioso? Responda SIM se quer receber as novidades semanais até a Black Friday”

2 – Black Friday – Segmentando e personalizando o SMS

Durante a campanha você vai enviar muitas promoções, isso é o mais óbvio. Pense que sua empresa já fez todo o trabalho de deixar o consumidor ansioso e ligado nos conteúdos em vídeo, card e diversos formatos. Agora, o disparo em massa de SMS trabalha para converter, bem como direcionar os links precisamente para a compra.

Como você já fez, inteligentemente, o trabalho de divulgação dos seus produtos e serviços durante a pré-venda, agora o seu tempo estará voltado para a otimização destes contatos. Outra dica da Disparo Pro é que seja feita a segmentação dos envios por comportamentos que você já observou durante a pré-venda. Não se esqueça de personalizar este envio, para agregar ainda mais.

Veja alguns exemplos: 

  • Se o consumidor, durante a pré-venda, já realizou alguma compra, você sabe que o potencial dele de consumir novamente é maior. Portanto, para este tipo de cliente, é interessante o envio de descontos.

“Olá, [#Nome] João. Queremos oferecer para você um super desconto nessa Black Friday: 70% OFF em qualquer produto do site: www.promojoao.com.br

  • Se sua loja é de departamento e há vários tipos de produtos, você pode segmentar por seções. Por exemplo, houve mais cliques na pré-venda em conteúdos de tecnologia, então você já sabe que a procura por essa seção está maior.

“Todos os produtos da linha de tecnologia – notebooks, celulares e tablets -, pela metade do preço nesta Black Friday, basta acessar: www.tecnologiapramim.com.br”

  • Por fim, analise as métricas e taxas de clique da pré-venda e veja qual formato gerou maior engajamento: o de promoção? O de conteúdo em vídeo? Repita a receita que deu certo e chame atenção! 

3 – Pós-venda: Fidelizando os clientes.

Agora que você já viu algumas dicas da Disparo Pro para os primeiros passos da pré-venda e venda na Black Friday, vamos ver como o relacionamento entre sua empresa e cliente pode ser aproveitado na pós-venda. Todavia, antes das dicas, vamos observar alguns dados muito importantes levantados pelo site Ecommerce Brasil:

  • 26% dos clientes pesquisam um mês antes da Black Friday (aproveite a pré-venda para oferecer seus serviços e produtos);
  • 83% das pessoas pesquisam online, enquanto que 53% preferem encontrar promoções online (não espere seu cliente chegar até você, o encontre nas buscas);
  • 78% de quem compra durante a Black Friday volta para consumir mais. Isso significa que sua estratégia de comunicação deve ser boa e o atendimento pós-venda melhor ainda. Assim, garantimos que a experiência do consumidor faça com que ele retorne várias vezes.

Em suma, ao fidelizar o cliente sua empresa garante que haja um consumo e conversão maior durante o ano, não dependendo exclusivamente de promoções e descontos. Abaixo, algumas dicas para não deixar que seu cliente esqueça de você:

  • Faça pesquisa de satisfação:

“Olá, Ana. Gostou do nosso produto? A entrega foi dentro do prazo? Fala um pouco sobre sua experiência e avalie a nossa empresa aqui: www.satisfação.com.br

  • Recomende produtos que complementam a compra:

Olá, Willian, notamos que você amou o NOTEBOOK, então você vai amar também um descontão de 40% nos headphones para a experiência completa: www.descontao.com.br

  • Agradeça a compra:

“Obrigada pela confiança, Mariana. Esperamos que volte mais vezes. Qualquer dúvida ou sugestão nos contate, até!

Em outras palavras: É fácil demais!

Portanto, não esqueça de contar com a Disparo Pro para fazer a sua campanha de SMS na pré-venda, venda e pós-venda na Black Friday.

Por fim, aumente os seus lucros, atinja as suas metas, faça um teste grátis.

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