SMS e datas comemorativas: 7 dicas para campanhas

envio de sms para datas comemorativas

Se a sua empresa ainda não faz uso da estratégia de SMS para datas comemorativas, está perdendo tempo. Isso porque é o meio de comunicação com a maior taxa de entrega, de clique e resposta. Além disso, possui o melhor custo benefício entre os canais de contato com o cliente. Quer saber como incorporar o envio de SMS nas suas estratégias de marketing e vendas? Então continue lendo o texto especial da Disparo Pro!

O texto se organiza da seguinte forma:

  • Importância das datas comemorativas;
  • O que é SMS Marketing;
  • Envio de SMS e datas comemorativas: benefícios;
  • 10 dicas para fazer as suas campanhas de SMS Marketing.

Quer entender um pouco mais sobre envio de SMS antes de seguir o texto? Dê play no nosso conteúdo especial:

Importância das datas comemorativas:

Em primeiro lugar, não podemos ignorar os números e a expectativa de lojistas e empreendedores nas datas comemorativas. Isso deriva, principalmente, pelos grandes volumes de interação e vendas que são movimentados. Para se ter uma ideia, em 2021 as vendas em e-commerce somara o recorde de R$ 161 bilhões de reais. Em relação ao ano de 2020, por exemplo, houve um crescimento de quase 30%.

Deste montante citado acima, mais da metade se concentra nas vendas em datas comemorativas. As três que mais movimentam a economia do país são:

  • Natal;
  • Black Friday;
  • Dia das Mães.

Leia mais sobre estratégias para Black Friday e Dia das Mães.

No mesmo sentido que se encontra o crescimento da receita, está também o aumento do uso de estratégias omnichannel. Ou seja, as empresas estão se preparando no físico e no digital, integrando canais para a melhor experiência do usuário. Assim, quem pesquisa pela marca pela rede social, já cai no site, compra e pode retirar na loja, tudo integrado. Ainda, com a possibilidade de entrar em contato por SMS, email ou outros aplicativos de mensagens.

Então, para que a sua empresa esteja de acordo com a tendência do mercado – compras digitais -, e aproveitando o que mais movimenta a economia – datas comemorativas -, você precisa de estratégias eficientes.

Por que o envio de SMS é vantajoso?

O envio de SMS é o meio de comunicação mais eficiente do mercado. As campanhas que utilizam desse canal costumam custar pouco e ter um ótimo retorno sobre o investimento. Confira algumas taxas impressionantes sobre o uso desta estratégia:

  • 80% dos consumidores gostam de receber notificações e ofertas por SMS;
  • 98% é a taxa de abertura do SMS;
  • 3 minutos é o tempo que o consumidor demora para abrir uma SMS depois de recebida;
  • 97% das empresas que utilizam, relatam que a relação com o cliente é mais próxima com o envio de SMS.

Para integrar essa estratégia tão assertiva em seu planejamento de datas comemorativas, é preciso ter bem definido o propósito de cada campanha. O envio de SMS e datas comemorativas funciona para vender, fidelizar, reter e segmentar a sua lista de contatos. Porém, sua equipe de marketing deve ter em mente a importância do planejamento para cada etapa e cada meta.

Vamos ver as 7 dicas especiais que preparamos para você e sua empresa. É só continuar lendo.

7 dicas valiosas para as suas campanhas de SMS e datas comemorativas:

Portanto, para que você entenda e seu time de marketing e vendas a importância das estratégias com SMS, organizamos um material muito rico. Ele está dividido em etapas anteriores das datas, durante e no pós-venda.

Vamos lá!

1. Planeje

Pesquisas recentes revelam que até 97% dos clientes costumam pesquisar online antes de comprar qualquer artigo. Ou seja, seu planejamento deve ser muito anterior a data. Para datas comemorativas como Black Friday e Natal, cheias de personalidade e que nunca são esquecidas, os seus envios de SMS devem começar até 2 meses antes do dia.

Uma forma interessante de planejar suas campanhas de envio de SMS é dividir em:

  • SMS com link direcionado para peças de divulgação da campanha em redes sociais. Se criou algum vídeo especial, mande um SMS para aquecer o cliente, assim, já mede também o alcance e o engajamento do público;

  • SMS com promoções especiais e exclusivas. Por exemplo, 1 mês antes da data pode disparar uma campanha com cupom de desconto com duração de 1 semana. Assim, quem quiser garantir o presente com antecedência e pagando pouco vai se sentir atraído;

  • SMS com frete grátis. Alguns dias antes da data envie sua campanha com o diferencial de frete, que é um dos diferenciais que os clientes buscam;

  • SMS com feedback. No pós-venda, aposte em mensagens para medir o nível de satisfação e relacionamento com o cliente. Lembre que a taxa de resposta do SMS é de 45%, a maior do mercado.

2. Qualifique seus contatos

Em segundo lugar, aproveite os dados e resultados que obtiver das campanhas de planejamento e qualifique seus leads. Você pode fazer isso a partir de relatórios de cliques, por exemplo. Digamos que sua empresa efetuou um disparo de SMS com um cupom para 1000 contatos. Desses 1000, 300 clicaram no link do cupom. Com esses 300 leads qualificados, você pode enviar agora SMS com frete grátis, aproveitando que ele ainda está aquecido.

Sendo assim, o envio de SMS e datas comemorativas medem o quão qualificada está a sua lista de contatos. A partir dela, seus relatórios, conversões e eventos resultam em números mais expressivos.

3. Defina o objetivo da campanha

Nem toda data é para vender, concorda? O Dia do Consumidor e Dia da Mulher, por exemplo, tem como objetivo maior aproximar as marcas dos consumidores, posicionar a empresa e fidelizar clientes. Então, é imprescindível que você defina os objetivos de cada campanha.

Por exemplo, de nada adianta enviar um SMS felicitando sua lista de clientes mulheres no Dia da Mulher e esperar cliques ou vendas. Sua equipe precisa delimitar as metas de forma muito clara e explícita. Descubra o que cada campanha pode agregar para a sua campanha.

Leia mais sobre como enviar link no SMS.

4. Estude a intenção da data

Uma das dicas mais valiosas para que seu envio de SMS e datas comemorativas seja eficiente é se por no lugar do cliente. Isso mesmo! Utilize mecanismos de palavras chaves e buscas, como o Google Trends e o Answer the Public e procure por “Páscoa”, “Natal”, “Dia das Namorados”. Então, ao visualizar os resultados, se aproprie dele para se aproximar.

Como exemplo, temos o Dia das Crianças. Ao pesquisar pela data, você vai ver que muitos pais utilizam como termo nome de desenhos infantis e Youtubers. Isso porque há uma grande produção de produtos de marcas como Luccas Neto e Galinha Pintadinha, por exemplo. Então você pode utilizar esses termos para criar conteúdos e enviar SMS. Assim, você corresponde à expectativa da data e aumenta as chances de venda.

5. Tenha diferenciais

Hoje sabemos que os clientes preferem marcas que ofereçam os diferenciais realmente que façam a diferença na hora da compra. Veja os queridinhos do público:

  • Preço;
  • Frete grátis;
  • Parcelamento;
  • Autoridade da marca.

Aqui, a campanha de envio de SMS pode estar atrelada ao carrinho abandonado. Imagine a seguinte situação: o seu cliente entra na seção especial de Natal do site, fica um tempo conferindo as promoções, adiciona alguns itens na compra, porém, não se movimenta mais. Fica estagnado na página de compra. Após ele efetuar o cadastro, lá no início da compra, você já tem o seu número. Então, que tal enviar um SMS com frete grátis para ele finalizar a compra?

6. Promoção, confirmação e feedback

Utilize o disparo de SMS e datas comemorativas para três frentes diferentes. Não fique somente na agressividade da promoção e desconto. Aproveite as taxas incríveis do meio para realizar feedbacks, relatórios de satisfação, atribuição de notas para o atendimento e outros processos de compra e também para confirmar o pedido.

Outras opções são de lembrete de vencimento de fatura, felicitações e double opt-in.

Leia sobre o que é Opt-In e a importância para o relacionamento com o cliente.

7. Utilize uma plataforma online e fácil com a Disparo Pro

Por fim, você sabia que a Disparo Pro tem o menor preço do mercado? Além disso, você não paga mensalidade e os seus créditos não expiram. Só vantagens!

A nossa plataforma é muito fácil de utilizar. Lá você faz o upload de suas listas de contato, realiza disparos simples ou disparos de campanha, cadastra os seus links, tem acesso aos relatórios dos envios de SMS e, além de tudo, tem um suporte ágil para tirar todas as dúvidas.

Legal, né?

Faz o teste grátis aqui e confere tudo que nós proporcionamos para a sua empresa.

Cresça com o envio de SMS.

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