SMS de cobrança: a taxa de inadimplência cai pela metade!

diminua a inadimplência com sms

Vários estudos de casos mostram um mesmo dado em comum: o envio de SMS de cobrança diminuindo taxas de inadimplência. Empresas de inúmeros segmentos visualizam mudanças nas porcentagens que dizem respeito ao atraso ou falta de pagamentos dos clientes. Neste texto, veremos como o envio de SMS é central nas estratégias de cobrança. É só continuar lendo! 

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), realizou em junho de 2021 a Pesquisa de Endividamento do Consumidor (Peic) e revelou números preocupantes sobre a inadimplência no país. Segundo a pesquisa, cerca de 70% das famílias brasileiras estão com dívidas. É o maior número desde 2010. Imagina-se que um dos motivos – e o mais óbvio -, seja a alta taxa de desemprego gerada pela pandemia de Covid19.

Embora a dificuldade para o pagamento esteja alcançado índices tão altos, as necessidades continuam existindo. Ou seja, as pessoas continuam consumindo diversos produtos e serviços. Sendo assim, como o endividamento está maior, a Abecs, representante das empresas de meios de pagamento eletrônicos, confirma o crescimento de 17,3% nas compras com cartão de crédito, representando um aumento de R$ 558,3 bilhões. 

O envio de SMS de cobranças para os clientes é uma forma muito eficaz para a diminuição dos números de inadimplência. O Instituto Gestão de Excelência Operacional em Cobrança (GEOP), em uma pesquisa recente, revelou que as taxas de falta de pagamento diminuem quase em 50% com o uso de envio de SMS.

Para os nossos especialistas:

Estes números indicam uma tendência mundial: a de facilidade no meio digital. 

“O consumidor quer facilidade! Quer resolver as coisas em um clique. Um link fácil, com o boleto atualizado. Deseja que tudo siga a mesma lógica das redes sociais: fácil de mexer, intuitivo, tudo no celular, por que não?”

Para que sua empresa consiga diminuir a taxa de inadimplência com o envio de SMS, reunimos algumas dicas na hora de criar o conteúdo da mensagem. Além disso, trazemos alguns benefícios e vantagens do uso. Antes disso, se você já quiser realizar um teste grátis de envio com a Disparo Pro, é só clicar aqui.

Cobre, mas não seja agressivo!

Em primeiro lugar, lembre que seu consumidor pode estar passando por muitas dificuldades e desafios financeiros. Por isso, a abordagem deve ser a mais amigável e natural possível, mostrando que sua empresa se importa com o pagamento ao mesmo tempo que se preocupa com o cliente e seus pagamentos estarem em dia. Dê a entender, também, que há tanta correria no dia-a-dia que é compreensível o esquecimento.

Abaixo, reunimos alguns modelos de SMS de cobrança que seu negócio pode utilizar. Porém, antes, veja algumas dicas na montagem do corpo da mensagem:

  • Utilize tags para personalizar a mensagem, como #Nome e #Valor;
  • Cadastre o link para o clique ir diretamente para o boleto; 
  • Se preferir, já insira no corpo da mensagem o código de pagamento;
  • Mostre disponibilidade para resolver os possíveis problemas, deixando o número do suporte ou link para chat;
  • Seja educado e simpático! Fale que há atrasos ou que está chegando o dia de pagamento, mas não esqueça de dar soluções.

Agora sim, veja alguns modelos de SMS:

Bom dia, [#Nome] Andrea. Lembre de pagar a sua fatura de [#Valor] R$ 50,00. Acesse pelo link www.contadaandrea.com.br e qualquer duvida ligue para o suporte ou va até uma loja fisica

Ola, [#Nome] Rodrigo, seu boleto esta com o vencimento para hoje. Pague com o código 00000000000000000000000002 no seu app. Qualquer duvida entre em contato

“Boa tarde, Samara, verificamos um atraso no seu pagamento. Para facilitar, pague pela internet clicando no link: www.contasamara.com ou entre em contato e negocie conosco.”

Se você desejar testar alguns envios com os modelos citados, é só fazer um teste grátis com a Disparo Pro. 

Mais vantagens do envio de SMS para diminuir a inadimplência:

Não está convencido ainda de começar a sua estratégia de cobrança com envio de SMS? Não se preocupe, separamos alguns dados que vão te ajudar na escolha deste meio de comunicação: 

  • Maior taxa de abertura do mercado, o SMS possui impressionantes 98%, enquanto outros meios possuem no máximo 20%;
  • Tempo de leitura mínimo. Ou seja, em poucos segundos você é assertivo e se comunica; 
  • Não é necessário uso de Internet para a leitura, o que torna a entrega mais democrática e acessível;
  • Hoje, no Brasil, há mais de 400 milhões de smartphones, cerca de 2 por habitantes;
  • Na Disparo Pro, você pode utilizar as integrações para disparo automatizado e otimizado;
  • Comparado com outras formas de contato com seus consumidores, o envio em massa de SMS possui um ótimo custo benefício.

Além de todas essas vantagens, a Disparo Pro possui um ótimo preço e suporte para as necessidades de sua empresa. É só entrar em contato e começar os disparos de SMS. 

Mas, será que combina com o meu negócio?

O envio de SMS pode ser utilizado por vários segmentos. Desde lojas virtuais até consultórios médicos, é uma forma altamente eficaz de lembrar os seus clientes de datas e vencimentos. 

Por isso, organizamos alguns exemplos de SMS para diferentes segmentos, veja abaixo:

  • Para consultórios médicos:

“Ola, Sandra, verificamos em nosso sistema que ha uma consulta em aberto no valor de R$ 50,00 com a DRA. LUCIA. Pague pelo link www.dralucia.com ou entre em contato”

  • Para lojas que utilizam crediário:

Bom dia, Willian, a parcela do seu crediario com PAPELARIA PAPELZINHO esta em atraso. Entre em contato para negociar ou pague pela internet no link www.contawillian.com

  • Para lojas virtuais:

  “Bom dia, Ana, o boleto no valor de R$ 100,00 está com o vencimento para hoje, pague online pelo código 0000000000000000123 ou entre em contato.”

Inegavelmente, há opções para todos os produtos e serviços.

Portanto, entre em contato com a Disparo Pro, veja as nossas condições e diminua a taxa de inadimplência de sua empresa com o envio de SMS.

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