O que é Opt-In? Diferenças para Opt-Out

o que é opt in e opt out

Você, leitor, sabe o que é Opt-In? E Opt-Out? Resumidamente, essas opções existem para que se obtenha permissões de envio de mensagens para um lead ou já cliente da sua empresa. Esses termos também são conhecidos como Marketing de Permissão e o entendimento sobre o seu uso é muito importante. Portanto, se a sua comunicação com o cliente utiliza de qualquer meio de mensagem, você precisa continuar lendo para entender o que é Opt-In e Opt-Out.

O que é Opt-In: melhore a comunicação com o cliente

Em primeiro lugar, precisamos entender que com o constante uso de dispositivos tecnológicos para se comunicar, usamos cada vez mais meios como o envio de SMS e e-mail para o relacionamento com clientes. Porém, diferente do marketing tradicional, o chamado Inbound Marketing – estratégia baseada em etapas do funil de vendas -, as mensagens precisam ser direcionadas e assertivas.

Então, o Opt-In é uma forma de ter permissão para enviar mensagens. Assim, os clientes escolhem se querem ou não receber notícias, promoções, newsletter e os conteúdos que sua empresa produz. Em uma lista de contatos para envio de SMS de promoções, por exemplo, o Opt-In é um aglomerado de pessoas que deseja, já permitiu e quer receber suas mensagens. 

Vantagens de utilizar a permissão:

  • Desenvolvimento de uma base de contatos qualificada e segmentada. A partir dela suas estratégias de envio são mais assertivas.
  • Aproveitamento de datas comemorativas a partir de envios personalizados. Assim, você melhora o relacionamento e fideliza o cliente.
  • Proporciona um real entendimento sobre a qualidade do conteúdo produzido, uma vez que melhora a taxa de abertura e de cliques.
  • Otimiza as listas de contatos, pois diminui a taxa de cancelamento dos cadastros.

Do mesmo modo, seus clientes também se sentem com benefícios, já que com uma lista qualificada você compreende a jornada e envia conteúdos personalizados. Como exemplo, pense na seguinte situação: uma pessoa aceita e quer receber o conteúdo da sua empresa, você envia uma newsletter com promoções de diversos produtos, ela clica apenas nos de tecnologia, tendo essa informação, o próximo passo é enviar um SMS com um link promocional para artigos de tecnologia. É uma venda personalizada.

Quer ler mais sobre SMS Marketing? Clique aqui.

E Opt-Out, o que é?

Agora que você já sabe o significado de Opt-In, precisa saber diferenciar o conceito do Opt-Out. Na verdade, o primeiro ponto a entender é que é Lei a opção de descadastrar o contato do recebimento de mensagens, que é o significado de Opt-Out. Regulamentada pela LGPD, a empresa que não cumprir com essa determinação pode sofrer multas milionárias. 

Veja os motivos para os seus clientes se descadastrar do conteúdo: 

  • Não permitiu o recebimento, ou seja, está sendo incomodado e invadido;
  • Está recebendo todos os dias conteúdos repetitivos ou com frequência alta;
  • O único conteúdo é de ofertas, sem agregar nenhum tipo de novidades;
  • É um nicho que não me interessa.

Lembre-se de que o cliente deve ser removido da base de contatos assim que realizar o Opt-Out. Se isso não ocorrer, a sua empresa pode ser julgada pela insistência e falta de respeito pelo cliente. Você não quer isso, né? Um exemplo de como você pode deixar bem clara a opção de descadastro é enviar um SMS com a mensagem: “Para parar de receber responde PARE”

Opt-In na prática: aprenda como fazer com esses exemplos:

Uma das dicas da Disparo Pro é utilizar o envio de SMS para aprimorar e melhorar a comunicação com o seu cliente e, consequentemente, conseguir enviar materiais ricos para ele. Um exemplo muito utilizado por empresas, é o uso de mensagens de texto como as de baixo, para terem a permissão de envio de promoções, cupons e felicitações:

“Envie OPTIN para o número 0003 para receber nossas promoções exclusivas”

Viu como é fácil?

Acima utilizamos várias estratégias de SMS Marketing para aproximar os seus produtos de possíveis clientes. Você consegue autorização para enviar mensagens, utiliza o gatilho de exclusividade e, ainda, qualifica a sua lista de contatos.

Ou seja, é uma estratégia de muito efeito para seus conteúdos digitais. Por fim, se tiver alguma dúvida, acesse alguns de nossos textos, eles explicam um pouco mais sobre Marketing Digital, relacionamento com clientes e o uso de SMS em diferentes formatos.

Leia também

Receba conteúdos exclusivos

Assine a nossa newsletter e tenha notícias, informações e conteúdo de qualidade mensalmente
Imagem Logo Disparo Pro Negativo

Copyright © 2020 Disparo Pro
Todos os direitos reservados

Exemplo de sms

SAÚDE

FINANCEIRO

E-COMMERCE

EDUCAÇÃO

SEGURANÇA

VAREJO

BELEZA

Copyright © 2020 Disparo Pro
Todos os direitos reservados​

Informe as suas credênciais

Abrir Chat
1
Precisa de ajuda?
Olá!
Podemos ajudar?