O que é CRM? Exemplos práticos + vídeo extra

o que é crm ferramentas de automação

Muitos termos estão surgindo simultaneamente e um dos mais utilizados é o CRM. Você sabe o que é CRM? Quais são os exemplos práticos e como fazer uso em suas estratégias? Hoje, nossa especialista em marketing traz tudo que você precisa saber sobre, além de deixar como bônus um vídeo completo sobre o assunto. Sendo assim, é só continuar lendo!

O que é CRM?

Em primeiro lugar, vamos entender o que significa a sigla CRM. Basicamente, é o Customer Relationship Management, ou seja, a Gestão de Relacionamento com o Cliente. Confuso ainda, né? Então vamos organizar melhor para que você entenda e, finalmente, comece a utilizar como uma estratégia de venda e fidelização no seu negócio. Vamos lá!

Muitos especialistas chamam o CRM de uma gestão 360. Isso significa que é possível realizar vendas, atendimento, marketing e demais pontos de contato. É uma experiência completa e unificada para o cliente contemporâneo que vem buscando facilidade e multicanais para suas compras e suporte. 

Hoje, temos dados que mostram que o CRM é utilizado por 48,39% das empresas brasileiras que utilizam a internet para, de alguma forma, se relacionar. Por isso, se você ainda está em dúvida sobre utilizar ou não um software de gestão de relacionamento, veja em alguns tópicos abaixo o que o CRM auxilia:

  • Faz o rastreamento do lead;
  • Gerencia as principais informações do possível cliente;
  • Faz a conexão de todos os setores da sua empresa através de um único sistema;
  • Facilita as tarefas para que as que sejam repetitivas se tornem mais automáticas;
  • Fornece insights;
  • Auxilia no crescimento da empresa.

Benefícios do uso do CRM

Em segundo lugar, podemos dividir o uso do CRM em dois objetivos principais: vendas e fidelização. Porém, antes de explicarmos melhor cada ponto, veja alguns benefícios gerais do uso do CRM que nossa especialista separou para você:

  • Um lugar só concentra todas as informações dos seus clientes;
  • Armazenamento SaaS, ou seja, sua equipe acessa os dados em qualquer lugar;
  • Histórico de relacionamento com o cliente contendo todos os detalhes;
  • Segmentação de clientes por interesses ou etapas do funil de venda;
  • Relatórios completos e precisos para você gerenciar suas estratégias;
  • Comunicação personalizada, uma vez que terá acesso a detalhes do cliente.

Além disso, muitas vantagens estão relacionadas à agilidade e otimização de tempo das suas equipes. Portanto, qualquer novo colaborador tem acesso rápido às informações de vendas e relacionamento com o cliente. Agora, vamos aos dois pontos de maior ganho ao usar o CRM na sua empresa.

Marketing e vendas:

Segundo dados da Innople Technologies, as empresas que fazem uso de CRM tiveram um aumento de 65% nas vendas. Isso significa que a estratégia é realmente eficiente e converte como o esperado. O grande diferencial do uso está na integração de diferentes canais em um software só, ou seja, o e-mail está conectado com o fluxo de automação que está conectado com um aplicativo de mensagens. Isso otimiza muito os processos! 

Dessa forma, utilize o CRM nas diferentes etapas do funil de vendas. Por exemplo, organize um fluxo de informações de cada cliente em diferentes estágios do relacionamento, aproveitando cada oportunidade de venda.

Fidelização e pós-venda

Por fim, vamos ver como as etapas de atendimento são essenciais para um bom relacionamento com os seus clientes. Dados da Software Advice mostram que, em média, 74% que utilizam o CRM melhoram a comunicação com o consumidor, aumentando a fidelidade e recorrência do consumo.

Então, imagina essa situação: o cliente entrou no seu fluxo, começou então a automatização através do CRM. Após a primeira compra, você utiliza as etapas que cadastrou no pós-venda para oferecer produtos similares, ou seja, personalizar as ofertas e deixar o seu cliente satisfeito.  

Envio de SMS e CRM – Exemplo prático

O envio de SMS em massa é um ótimo exemplo de como você pode otimizar e gerenciar suas vendas junto com o CRM. Com o gerenciamento do atendimento ao cliente com o seu software, como o Pipedrive e Mautic, você automatiza o envio de SMS para diferentes etapas do relacionamento. Veja abaixo alguns exemplos práticos:

  • Para vendas: envie SMS com links que direcionam o clique para promoções específicas e personalizadas. Lembre-se que a taxa de clique do SMS é de 30%, nenhum outro canal chega perto desse número.
  • Para fidelização: dispare SMS em massa com itens personalizados para cada cliente. Por exemplo, se seu cliente comprou um notebook, mande uma mensagem de texto oferecendo um fone de ouvido com desconto, para acompanhar o notebook. A taxa de entrega do SMS é de 98%.
  • Para pós-venda: automatize seus fluxos de envio de SMS para que, após cada venda, um SMS com pesquisa de satisfação seja enviado para o cliente. A taxa de resposta da mensagem de texto é de 45%.

Por fim, faça um teste grátis de envio de SMS com a Disparo Pro clicando aqui.

Além disso, confira as nossas integrações e comece hoje mesmo a aumentar suas vendas com o envio de SMS em massa.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Receba conteúdos exclusivos

Assine a nossa newsletter e tenha notícias, informações e conteúdo de qualidade mensalmente
Imagem Logo Disparo Pro Negativo

Copyright © 2020 Disparo Pro
Todos os direitos reservados

Exemplo de sms

SAÚDE

FINANCEIRO

E-COMMERCE

EDUCAÇÃO

SEGURANÇA

VAREJO

BELEZA

Copyright © 2020 Disparo Pro
Todos os direitos reservados​

Informe as suas credênciais

Abrir Chat
1
Precisa de ajuda?
Olá!
Podemos ajudar?