O que é B2B? Vantagens e diferenças para o B2C

o que é B2B e quais as vantagens e diferenças para B2C

Se você chegou até esse texto é porque possui dúvidas sobre o termo B2B. Portanto, o nosso texto busca resolver as principais questões sobre a aplicação nos processos de vendas e marketing, seus usos, vantagens e diferenças para o B2C. Então, descubra com a Disparo Pro o que é B2B em uma leitura rápida e de fácil entendimento. 

O que é B2B?

Em primeiro lugar, temos que compreender a tradução e o significado da sigla. De forma fácil e resumida, o B2B é o Business-To-Business, ou seja, empresas que negociam seus produtos e serviços com outras empresas. Se ficou difícil de entender, veja abaixo alguns exemplos:

  • Uma produtora de vídeo que faz comerciais para mercados;
  • Empresa jurídica que presta serviços para instituições financeiras;
  • Lojas de atacado fornecem para outros varejistas;
  • Contabilidades que auxiliam grandes empresas para funções administrativas.

Para tornar mais ilustrativo, nossa especialista trouxe exemplos de grande sucesso em que empresas B2B atuam, confere abaixo se você conhece alguma delas:

  • Microsoft;
  • Atlassian;
  • Slack;
  • NuvemShop;
  • RD Station;
  • HubSpot.

Agora, vamos ver um pouco sobre as vantagens desse modelo de negócios onde empresas oferecem serviços e produtos diretamente para outras empresas. Mas, antes, confere o vídeo que preparamos com informações especiais para você entender melhor tudo que está lendo.

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Vantagens

Em segundo lugar, precisamos entender quais são os benefícios de optar por este modelo de negócio para a sua empresa. Não é uma simples decisão e, portanto, requer conhecimentos sobre toda a logística envolvida nas relações e processos. Hoje, estrutura-se três pilares centrais para falar sobre vantagens B2B, veja um pouquinho sobre cada um abaixo:

  • Rentabilidade: o preço dos produtos e serviços costumam ser mais altos, por isso, as empresas optam pela negociação com outras empresas para ter um crescimento maior a curto prazo. 
  • Previsibilidade: na maioria das vezes quando uma empresa quer contratar um serviço de outra empresa, é feito um estudo e contrata-se a que melhor possa atender a demanda por um longo período de tempo. Por isso, as relações costumam ser boas e duradouras.
  • Escalabilidade: o crescimento é muito acelerado. Com apenas um software, por exemplo, é possível vender várias licenças e assinaturas, não sendo necessário desenvolver um produto por cliente. 

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Diferenças entre B2B e B2C

Se o B2B é Empresa Para Empresa, o B2C segue uma lógica diferente, sendo caracterizado pelo modelo de negócios Empresa Para Cliente Final. Ela acontece no mercado, no varejo, nas lojas do dia a dia, salões de beleza, entre outros. Resumidamente, empresas B2C resolvem dores e necessidades pontuais dos clientes. Agora, vamos às principais diferenças entre os dois modelos de negócios.

  • Ticket: B2B possui um tickt médio de valor mais alto, já empresas B2C mais baixo. Ou seja, as compras em um negócio são mais caras. Explicamos esse fator, principalmente, pelo valor agregado aos serviços B2B, onde um sistema, por exemplo, automatiza e otimiza muito os processos da empresa, aumentando seu lucro. 
  • Ciclo de compra: devido as negociações serem mais complexas, os negócios B2B são mais demorados para se concluírem. Já os consumidores finais são pouco reflexivos, concluindo a compra em um tempo menor. 

Relação: o relacionamento B2B são duradouros, complexos e recorrentes, devido ao alto grau de proximidade. Por outro lado, a relação entre B2C são pontuais, sem muitos vínculos e sem recorrência.

Por fim, queremos propor um teste grátis de envio de SMS para sua empresa oferecer os serviços, sejam B2B ou B2C. Lembre-se que é o meio de comunicação mais eficiente do mercado.

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