Mobile Commerce: alcance mais clientes com envio de SMS

o que é mobile commerce e sms marketing

Não seria exagero afirmar que não vivemos mais sem celulares. Na verdade, o item tecnológico se tornou tão presente no dia a dia que o temos o tempo todo dentro do nosso campo de visão, observando as notificações, clicando em links e se comunicando. Portanto, é inserido nessa lógica que temos o Mobile Commerce, uma forma eficiente de empresas crescerem no meio digital e aumentarem sua receita. Hoje vamos ver algumas definições, dicas e como o envio de SMS participa das estratégias. 

Mobile Commerce: o que é?

Em primeiro lugar, o Mobile Commerce não é uma invenção de hoje. Inspirado nos conceitos de E-commerce, por exemplo, ele vem da necessidade de aplicarmos noções de venda, suporte e atendimento para dispositivos contemporâneos, como é o caso de celulares. Nos últimos anos, a intensa democratização do acesso aos celulares em paralelo com técnicas de aproximação de clientes através de mídias sociais, fez com que muitas práticas fossem revistas e analisadas sob outros ângulos.

Por exemplo, antes o cliente utilizava a internet com o intuito de comprar, não de se relacionar com as marcas. Para ter ideia do impacto do uso do celular no nosso cotidiano, veja os dados abaixo:

  • 46% das pessoas passam entre 5 – 6 horas por dia utilizando o celular;
  • Hoje, no Brasil, há mais de 230 milhões de dispositivos móveis, ou seja, mais de 1 celular por habitante do país;
  • 54% das vendas online foram feitas através de smartphones em 2021.

Resumidamente, o Mobile Commerce é uma evolução natural do E-commerce. São quase idênticos em formas e abordagem, porém, possuem características próprias de uso pautadas pelas tecnologias específicas de cada um. Porém, engana-se quem acha que apenas ter uma versão mobile do seu site já é o suficiente para adaptar o seu negócio ao Mobile Commerce, vamos ver abaixo uma das estratégias mais eficientes para converter mais online: o envio de SMS.

Mobile Commerce e envio de SMS: Por que utilizar?

Agora que vimos que Mobile Commerce é a relação entre consumidor e marcas através dos smartphones, vamos ver um pouco mais sobre envio de SMS, cujos estudos de diferentes áreas apontam ser uma das estratégias de comunicação mais eficientes do mercado. Veja o que a nossa especialista em marketing fala sobre isso:

“Enquanto outros meios de comunicação não possuem taxas muito expressivas de clique e engajamento, o envio de SMS tem números muito impressionantes. Hoje, com métricas e resultados analisados, afirmamos com convicção que os clientes preferem o recebimento de mensagens de texto pouco invasivas do que o alto número de anúncios em redes sociais”.

Portanto, além da constatação de que o envio de SMS é mais objetivo e menos intruso no dia a dia dos usuários de internet, observamos outras taxas muito impressionantes:

  • 45% dos usuários respondem promoções ou pesquisas realizadas através de mensagens de texto;
  • 30% das pessoas que recebem SMS Marketing com algum tipo de promoção ou desconto, clicam no link que vai no corpo da mensagem;
  • Em 2021, a Prefeitura de São Paulo utilizou o envio de SMS para alertar a população sobre o vencimento do IPTU e conseguiu diminuir a taxa de inadimplência em 2%, aproximadamente 300 milhões de reais.

Por fim, para fixarmos de vez os benefícios, usos e características do Mobile Commerce e do envio de SMS para aumentar receita, fidelizar e melhorar os seus produtos, veja abaixo alguns pontos que nossa especialista ressalta como primordiais e importantes.

Compras em qualquer hora, em qualquer lugar 

A principal vantagem do Mobile Commerce é a possibilidade de acesso aos produtos em qualquer horário, de qualquer lugar do mundo. Na verdade, basta que você tenha acesso a internet que se torna possível fazer buscas, comparar preços, descobrir novas lojas e, consequentemente, comprar. Porém, lembre-se de não enviar SMS em horários comerciais para vender, esse é um ponto muito importante para levar em consideração nas suas estratégias.

Personalize suas mensagens, se aproxime do público 

Agora que vimos muitas taxas e números que justificam o aumento progressivo de compras realizadas através de smartphones, trazemos outra característica do envio de SMS para aumentar suas vendas: a possibilidade de personalizar a mensagem de texto enviada. Para isso, basta que você adicione algumas #Tags quando for disparar a sua campanha. Além disso, é possível também enviar produtos personalizados, basta rastrear as preferências de compras dos consumidores e enviar SMS com links direcionados para similares.

Fidelize além de vender

Por fim, para além da compra, é essencial um pós-venda muito cuidadoso e assertivo. Utilize o uso intenso de celulares para estreitar o relacionamento entre sua marca e consumidor. Dispare campanhas de SMS com pesquisas de satisfação, indagando como foi o atendimento e a jornada de compra. A partir dos dados que recolher, afine estratégias, repita o que deu certo e melhore o que for apontado.

Portanto, agora que você aprendeu e teve dicas valiosas sobre Mobile Commerce e envio de SMS em massa, aproveite para começar suas campanhas com a ajuda da Disparo Pro. Somos a empresa com o menor custo de envio do mercado. 

Acesse o nosso site, conheça os planos e, qualquer dúvida, entre em contato com nossa equipe! 

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