Mensagem de cobrança: a lei permite esse envio de sms?

Mulher feliz por pagar uma conta pela Mensagem de cobrança

Mensagem de cobrança segundo o art. 71 do código de defesa do consumidor diz que: é delito criminal coagir, ameaçar, intimidar moralmente e fazer afirmações falsas incorretas e/ou enganosas com clientes inadimplentes, e também, perturbar momentos de lazer e de trabalho com mensagens para cobrar dívidas”.

Apesar disso, o uso de SMS preventiva e de cobrança não é ilegal quando usadas de maneira correta. Desse modo, deve-se seguir alguns bons modos no envio de mensagens como:

  • O assunto de cobrança deve ser tratado diretamente com a pessoa devedora;
  • Usar apenas horários comerciais para fazer esse tipo de disparo;
  • Estar ciente que o conteúdo enviado não seja de teor malicioso, levando o cliente a sentir-se constrangido.

Por último, uma dica que fortifica sua relação com o cliente é sempre fazer o uso do Opt-out, afinal, o cliente tem a liberdade de cancelar qualquer assinatura e solicitar exclusão de dados pessoais do banco de dados quando achar necessário.

Continue lendo para ver os motivos pelos quais você deve optar pelas mensagens de cobrança.

Porque utilizar SMS de cobrança para clientes

A mensagem de cobrança é um dos meios mais efetivos para lembrar seu cliente dos boletos, vencimento da fatura do cartão de crédito, preenchimento e confirmação de cadastro e também, cobrar clientes com a linha de débito no vermelho.

A princípio, vale ressaltar que independente da estratégia por trás do envio de sms, seja ela de cobrança, SMS Marketing ou até mensagens preventivas, existem formas estratégicas de envio que transmitem mais confiança para o cliente.

Alguns dados sobre sms de cobrança:

  • Seu custo é cerca de 96% mais barato do que cobrança via carta ou ligações;
  • O envio de SMS possui uma taxa de abertura de 98%;
  • Você tem 100% de certeza que o cliente inadimplente vai receber a mensagem;
  • É menos invasiva do que outros meios de abordagem. Afinal, ninguém gosta de ser cobrado.

Além disso, seu uso otimiza o tempo das equipes financeiras e uma maneira assertiva de realizar cobranças por mensagem sem ser incisivo com seu cliente.

SMS de cobrança diminui em 50% a taxa de inadimplência

Atualmente a quantidade de aparelhos digitais em uso no Brasil é 2x maior que o número de habitantes. Segundo pesquisa realizada pela FGV EAESP, estima-se que esse número seja de aproximadamente 424 milhões. 

Além disso, o Instituto GEOC nos mostra que quase 50% dos brasileiros inadimplentes procuram fazer o processo de negociação por meios digitais. 

Veja esse vídeo onde nossa especialista fala sobre a taxa de inadimplência:

Cobrar por mensagem oferece praticidade ao cliente

Sobretudo, SMS de cobrança é benéfico pra você e seu cliente. Oferecer praticidade e agilidade na hora de quitar uma dívida ou negociá-la, acima de tudo, é uma oportunidade de melhorar sua relação com eles.

Dessa forma, com links e códigos de barras é possível direcionar o cliente diretamente ao internet banking para efetuar o pagamento, sem a necessidade de um deslocamento até o local físico. 

É apenas uma questão de copiar e colar um código, ou de enviar um link de fácil acesso.

Exemplos de Mensagem de cobrança

Por fim, nossos especialistas separaram alguns exemplos para ilustrar de maneira prática como o envio de sms de cobrança pode feito de maneira efetiva seguindo a lei. Confira abaixo!

Mensagem de cobrança engraçada: seja inovador

Saia do comum nesse sentido e pense em formatos descontraídos para ter uma relação mais saudável com seu cliente.  Assim, você tira um sorriso do seu cliente em um momento, onde muitas vezes, é difícil para ambos os lados.

Exemplos:

“EDUARDO, eu sei que tu manja dos paranauê! Clica no link naovouchoraraspitangaessemes pra pagar sua fatura de Junho. É dois palito.”

“Oi sumido! Sua fatura no valor de R$300,00 venceu ontem. Se você pagar pelo link #caiualuz agora, eu digo que deu pane no sistema e não cobro multa de atraso.”

  •  Utilize expressões locais para se comunicar com seu cliente:

“CAMILA, a gente sabe, esse mês foi pra acabar com o cheque do leite. Pague pelo código 0000000000000000123e ganhe R$15,00 de desconto”


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