GUIA COMPLETO: Veja a importância do Opt-In em SMS

opt in e opt out diferenças

O Opt-In em SMS permite que sua empresa estabeleça uma relação de confiança com o cliente. Isso porque é essa opção que garante que o consumidor autoriza o recebimento de informações, notícias, descontos e promoções. Mas você sabe a real importância? Quando usar? Como usar? Leia o guia completo e fique por dentro de tudo que você precisa realmente saber sobre o assunto.

Em primeiro lugar, lembre-se de que é garantido por Lei que o cliente deve aceitar o recebimento de seus conteúdos. Sua empresa deve estar em conformidade com a LGPD. Mas isso não é uma desvantagem, muito pelo contrário. É a partir disso que seus envios de materiais, cupons e outros ganham credibilidade e confiança do possível cliente. Mas como conseguir o Opt-In em SMS?

Formulário de cadastro

Resumidamente, sua empresa precisa de um formulário de cadastro, ou Landing Page, para captar o número do cliente. Isso porque a lógica funciona de forma organizada: o cliente chega até o seu negócio, preenche o campo com o número de celular e aceita o recebimento de notícias, promoções e cupons. Pronto! Você já conseguiu a primeira parte da estratégia. 

Confere algumas dicas de como você pode cadastrar novos clientes através de formulário:

  • Ofereça ferramentas gratuitas, como testes, calculadoras e planilhas para o cliente. Porém, antes de deixá-lo acessar, tenha um formulário para ele preencher com as informações de nome, email e telefone.

  • Faça materiais ricos como eBooks e vídeo aulas;

  • Use gatilhos de escassez e urgência para que as pessoas queiram baixar seus materiais. 

Por fim, não esqueça de deixar explícito, no fim do formulário, que você concorda em receber materiais. 

Saiba aqui como enviar SMS de forma fácil e rápida.

Veja o exemplo de formulário de cadastro – ou landing page -, abaixo:

Opt-In reduz as chances do consumidor querer o conteúdo?

Se essa é a dúvida que você possui, estamos aqui para responder e te tranquilizar. Para isso, vamos expor alguns pontos importantes sobre relacionamento e confiança do cliente. Na maioria das vezes, oferecer a opção da pessoa receber ou não o material traz ao consumidor uma sensação de respeito. 

Além disso, acompanhado ao Opt-In em SMS, há sempre um gatilho de exclusividade que acaba atraindo os possíveis clientes. Um exemplo clássico disso são as mensagens como: 

“Deixe o número de telefone abaixo e receba ofertas limitadas e personalizadas”

Por fim, lembre-se que a utilização de Opt-In em SMS garante ótimos resultados para que você otimize gastos nas suas estratégias de marketing. Lembre-se de que o envio de SMS em massa tem 98% de taxa de abertura. 

Tipos de Opt-In e seus usos

Então, agora que você já sabe que o Opt-In é uma forma de seu cliente aceitar o recebimento de mensagens da sua empresa, vamos para a próxima etapa: diferenciar os três tipos: Single Opt-In, Soft Opt-In e Double Opt-In.

  • Single Opt-In: Esse é o tipo mais simples e comum. Nele, o cliente não vai precisar confirmar. Ou seja, a pessoa vai preencher o número do celular no formulário de cadastro e já vai receber a mensagem, sem qualificar o número. Isso pode ser perigoso, levando em conta que alguns clientes podem deixar telefones inexistentes.

  • Soft Opt-In: Essa opção, em específico, é feita através de uma lista “mais confiável”. Isso porque os números são conseguidos em eventos, feiras e encontros comerciais. Portanto, o trabalho é feito pelo representante da empresa que capta os números e já deixa pré-estabelecido que SMS podem ser enviadas.

  • Double Opt-In: Por fim, essa é a estratégia mais certeira para qualificar os envios de SMS para clientes em potencial. Isso porque o envio é feito duas vezes, para garantir realmente que o consumidor deseja as promoções, descontos e novidades. É um lead quente, quase pronto para a compra, só falta um empurrãozinho.

SMS Marketing e Opt-In: Fidelização e conversão

Antes de mais nada, você precisa saber a importância do Opt-In em SMS para qualificar os seus contatos. É a partir da permissão ou não do recebimento de materiais que você sente se o lead é quente ou frio. As pessoas que permitem que seu número tenha notícias, promoções e descontos, são potenciais clientes. 

Ou seja, colocar Opt-in em formulários de cadastro garante que o seu time de vendas tenha números quentes para realizar ligações e otimiza seus custos com o envio em massa de SMS. Com a lista qualificada, você pode segmentar a partir dos cliques recebidos em cada campanha de SMS Marketing. 

Para ler como segmentar os seus contatos por clique, acesse o texto aqui. 

Por fim, a fidelização entra em uma parte muito importante e interessante da campanha de SMS, com mensagens de feedback, pesquisa de satisfação e possíveis apontamentos de melhorias, os clientes se sentem valorizados. Além disso, seu time de vendas pode se guiar nisso para melhorar processos internos.

Opt-In na prática: Como fazer com SMS

Antes de tudo, veja abaixo o exemplo de Opt-In que a empresa Subway utilizou em uma das estratégias deles:

Na imagem acima, vemos uma forma de obter do cliente a confirmação de que ele deseja receber as informações da empresa. Na sua empresa, você pode utilizar as estratégias abaixo:

Modelos de Opt-In em SMS

Veja a seguir alguns modelos de SMS que você pode enviar para os seus contatos. Lembre-se de que é o meio de comunicação com a melhor taxa de entrega do mercado: 98%. Também, é o menos custoso e de melhores taxas de clique e resposta.

Não esqueça de fazer o seu teste grátis de envios de SMS em massa aqui.

Modelo 01: “Nós temos muitas ofertas todos os dias. Responda SIM se quer recebe-las no seu celular”

Modelo 02: “Descontos personalizados para você. Responda SIM para receber ofertas baseados nas tendências”

Modelo 03: “Responda 0003 para receber as melhores ofertas e descontos. Aproveite o cupom de 15% nesse link: www.link.com.br”

Modelo 04: “[EMPRESA] Responda SIM se quiser receber ofertas, AJUDA se quiser mais detalhes e SAIR para não receber mais”

Modelo 05: “Vimos que você baixou o nosso eBook sobre “Receitas”. Se quiser receber outras receitas rapidas responda SIM ou SAIR se não quiser”

Gostou do nosso conteúdo?

Não esqueça de ver as nossas dicas em vídeo no canal da Disparo Pro. Qualquer dúvida, entre em contato. Até mais!

envie sms em massa

Leia também

Receba conteúdos exclusivos

Assine a nossa newsletter e tenha notícias, informações e conteúdo de qualidade mensalmente
Imagem Logo Disparo Pro Negativo

Copyright © 2020 Disparo Pro
Todos os direitos reservados

Exemplo de sms

SAÚDE

FINANCEIRO

E-COMMERCE

EDUCAÇÃO

SEGURANÇA

VAREJO

BELEZA

Copyright © 2020 Disparo Pro
Todos os direitos reservados​

Informe as suas credênciais

Abrir Chat
1
Precisa de ajuda?
Olá!
Podemos ajudar?