Você já parou para pensar na importância do dia 15 de março para a sua empresa? Para além das comemorações que envolvem diretamente vendas, como Black Friday e Dia das Mães, temos ocasiões para fidelizar seus clientes. No texto de hoje, explicamos quando é o Dia do Consumidor e qual é a importância do dia para reter consumidores.
Em primeiro lugar, para se ter ideia da importância de estratégias de retenção e fidelização de clientes, veja alguns dados interessantes:
- É considerada, pelo Google, como a principal data do varejo no primeiro trimestre;
- Como a Black Friday, o Dia do Consumidor atrai pesquisas sobre promoções e compras até 1 semana antes da data;
- Grandes marcas do varejo apresentam um crescimento de 11% nas visitas durante a Semana do Consumidor;
- 57% das pessoas já aproveitam as promoções para compras da Páscoa.
Quando é o Dia do Consumidor: Origem
A data é importada dos Estados Unidos pois, John F. Kennedy, presidente do país daquela época, instaurou o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, em 15 de março. Devido ao grande volume de vendas da data, muitos acham que sua origem está atrelada ao varejo, porém, é bem diferente.
A primeira vez que foi comemorada a data, em 1960, o objetivo principal era salientar os direitos dos consumidores, como segurança, informação, ser ouvido, etc.
No Brasil, a data ajuda a movimentar o comércio durante os meses mais fracos do ano: janeiro, fevereiro e março. Teve sua consolidação a partir de 2014 e, desde lá, aumenta o consumo e fidelização dos clientes progressivamente. Principalmente, devido à iniciativas de buscadores como Buscapé e Submarino em parceria com grandes marcas. Isso inaugura as Semanas do Consumidor em todo o país e traz ofertas e promoções imperdíveis.
Vender, fidelizar e reter no Dia do Consumidor
Em segundo lugar, temos que compreender o fenômeno da data ainda em crescimento. Seguindo a mesma lógica da Black Friday, por exemplo, o aumento da adesão dos consumidores é a partir de 2010. Sabemos que leva alguns anos até os clientes se acostumarem e entrarem na onda da comemoração.
Porém, temos números muito significativos desde 2018 e, através deles, é possível traçar estratégias de venda e fidelização. Abaixo, números sobre o crescimento do Dia do Consumidor nos comércios eletrônicos brasileiros:
- Uma semana antes do dia 15 de março de 2021, houve um aumento de R$ 6,3 bilhões nas vendas, um aumento de 85% em comparação com o ano anterior;
- O ticket médio teve um aumento de 4% em relação a 2020;
- O faturamento foi de 85% a mais;
- A taxa de recompra foi de 3%.
Diante dos números, podemos chegar em algumas conclusões valiosas para pensarmos nossas estratégias de marketing e comerciais. A primeira delas é de dedicação à primeira semana de março, não deixe as promoções apenas para o Dia do Consumidor. Já a segunda, diz respeito às estratégias de fidelização, para que sua recompra seja acima da porcentagem.
O que o consumidor espera?
Agora que vimos a origem e como a data pode ser desenvolvida pela sua equipe de marketing e comercial, vamos entender como a cabeça do seu cliente opera. Para isso, vamos relembrar que a data cresce a cada ano e, com a pandemia de Covid19, muitos processos digitais aceleraram. Por isso, veja o que o consumidor espera da sua empresa:
- Comunicação objetiva e assertiva;
- Links que direcionam facilmente;
- Mensagens personalizadas;
- Automação de processos;
- Opção multicanal;
- Promoções exclusivas.
Estratégias para a sua empresa:
Quando é o Dia do Consumidor seu cliente já procurou muito por promoções e ofertas, por isso, já está disposta a comprar. Por exemplo: sua empresa já mandou promoções, já preparou o terreno, já atraiu e, agora, deve realizar o esforço da venda e fidelização.
Mas como fazer?

Envio de SMS em massa:
A dica Disparo Pro resolve todos os pontos acima do que seu consumidor espera. Desde a comunicação até o multicanal e personalização, o envio de SMS em massa no Dia do Consumidor é a alternativa mais barata, mais assertiva e adaptada ao crescimento acelerado do meio digital. Veja alguns dados sobre essa estratégia:
- Taxa de entrega em 98%, superando todos os outros meios de comunicação;
- 45% de resposta, seus clientes se relacionam mais;
- 30% de taxa de clique, seus links direcionam para o lugar certo.
Para vendas:
Por exemplo, se sua empresa quer aumentar o lucro durante o Dia do Consumidor, o envio de SMS é um poderoso meio para atingir objetivos. Isso porque podem ser enviadas mensagens personalizadas e com um CTA que realmente faça a diferença. Os clientes preferem o SMS pela objetividade. Veja um modelo de SMS poderoso abaixo:
“50% off em todos os itens. A semana do consumidor chegou e voce pode ter esse desconto exclusivo clicando aqui: www.semanadeofertas.com”
Viu? Em uma mensagem o cliente tem exclusividade, personalização e um CTA valioso, direcionando para a seção de promoção do site ou para algum cupom de desconto.
Para fidelizar:
Por fim, o envio de SMS funciona também para fidelizar e reter clientes também. Como exemplo, podemos pensar em campanhas de carrinho abandonado, cupom personalizados e links rastreáveis. O Dia do Consumidor atrai os clientes pelas promoções durante toda a primeira semana de março, por isso, tenha uma lista de contatos segmentadas por clientes que já realizaram a primeira compra, que abandonaram o carrinho e não compraram ainda.
Veja o modelo de SMS abaixo de uma campanha da Semana do Consumidor:
“[SEMANA DO CONSUMIDOR] Aproveite o cupom de frete gratis QUEROTENIS para finalizar sua compra no site www.tenis.com.br/cupom”
Portanto, faça sua campanha e aproveite para vender, fidelizar e reter clientes. Agora que você já sabe quando é o Dia do Consumidor, inicie sua estratégia de marketing com a Disparo Pro.
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