As principais datas comemorativas de 2022: SMS Marketing

principais datas comemorativas de 2022

Sabemos que os três dias mais lucrativos do ano são Black Friday, Natal e Dia das Mães, não é?! Mas há outras muitas durante o ano para que você possa vender, fidelizar e reter clientes. No texto de hoje, vamos ver as principais datas comemorativas de 2022 e como o seu comercial e time de marketing podem se planejar.

Datas comemorativas de 2022, organização do texto:

  • Importância das datas comemorativas;
  • Primeiro trimestre;
  • Segundo trimestre;
  • Terceiro trimestre;
  • Quarto trimestre;
  • Estratégias de marketing e vendas.

Importância das datas

As principais datas comemorativas de 2022 são centrais para o crescimento de qualquer empresa brasileira. Então, em primeiro lugar, vamos para algumas taxas e dados sobre o comércio físico e eletrônico. Após isso, já é possível ter alguns insights para que sejam desenvolvidos planejamentos e estratégias de marketing e de vendas.

Veja alguns dados levantados pelo Ebit Nielsen, maior plataforma de opinião de consumidores do Brasil:

  • O principal diferencial na hora da compra, para os clientes, é a oferta de frete grátis. Mais de 40% dos brasileiros escolhe onde realiza o pedido baseado nisso;
  • Os outros principais fatores de compra são: parcelamento, preço e credibilidade da marca;
  • Em 2021, por exemplo, 37% do faturamento do e-commerce foi durante datas comemorativas;
  • Após os primeiros anos de pandemia do Covid19, o comércio eletrônico teve um aumento de 56% nas vendas durante datas comemorativas;
  • Por fim, cada vez cresce mais a procura por presentes em datas que não representam as já clássicas, como Dia das Mães e Natal, por exemplo.

Leia como aumentar suas vendas na Black Friday e Dia dos Pais.

Agora, vamos ao que interessa: um calendário com as datas mais importantes de cada semestre preparado especialmente para você.

Data comemorativa 2022Quando acontece
Dia da Mulher08/03
Dia do Consumidor13/03
Páscoa17/04
Dia das Mães08/05
Dia dos Namorados12/06
Dia dos Pais 14/08
Dia do Cliente15/09
Dia das Crianças12/10
Black Friday25/11
Natal25/12

Primeiro trimestre e datas comemorativas de 2022

O primeiro trimestre reúne datas importantíssimas para qualquer tipo de negócio, seja ele físico ou online. Portanto, mais do que saber que dia cada um acontece, é preciso entender a lógica que opera em cada data. Abaixo, organizamos as principais de 2022 com dicas para a sua empresa.

Dia da Mulher

Antes do Dia da Mulher, a única data comemorativa de 2022 que temos é o Carnaval, porém, com as restrições impostas pelo Covid19 não houve tanta movimentação do comércio. Já o Dia da Mulher, que sempre acontece no dia 8 de março, gera movimentos de fidelização do público desde sempre. Para toda e qualquer empresa é uma forma de se aproximar dos clientes, ao se posicionar, por exemplo, já está reforçando o tom da marca.

A dica Disparo Pro é de envio de SMS com felicitações para a sua lista de contatos segmentada por mulheres. Taxas revelam que 48% dos clientes compram de marcas que já tiveram algum tipo de contato, então, é o momento para que sua marca fique na lembrança e converta em outros momentos.

Dia do Consumidor

A segunda data para a sua empresa ficar de olho é o Dia do Consumidor, que neste ano de 2022 acontece no dia 15 de março. Esta é uma data importada dos EUA criada, inicialmente, para que os consumidores soubessem de seus direitos junto ao comércio. Porém, com o tempo, ela se transformou em uma forma de vender e fidelizar clientes.

Portanto, lembre-se da importância de ter seus contatos que compram de forma recorrente organizado em uma lista. Assim, dá para presentear esses clientes com promoções ou cupons de desconto, como um agrado do Dia do Consumidor. É uma estratégia central para que todos sempre lembrem da marca e, de uma forma ou outra, se sintam valorizados.

Estratégias para o Dia do Consumidor aqui, é só ler.

Segundo trimestre e datas comemorativas de 2022

Portanto, agora que vimos que as principais datas do primeiro trimestre são para fidelizar, começamos com as que vendem muito. Abaixo, há datas para todos os públicos e nichos: de chocolates, perfumes, casa até restaurantes e vestuário. Veja nossas dicas em cada uma delas.

Páscoa

A época do coelhinho é perfeita para começar a vender mais agressivamente. Lembre-se que essas data precisam de um planejamento de até 2 meses antes do dia, isso porque 60% dos consumidores pesquisam antes por presentes. Então, a primeira dica para a data que acontece no dia 17 de abril é essa: estruture e planeje suas campanhas e ações.

Ou seja, primeiro de tudo você planeja, cria um conceito interessante e que se encaixe na sua marca. Depois, então, é o momento de por em prática. O ticket médio da data costuma ser alto, levando em conta que o público alvo dos presentes são sobrinhos, filhos e cônjuges. É muita gente para presentear!

A dica Disparo Pro é enviar cupons personalizados e exclusivos através do SMS até 2 meses antes. Vá preparando o público e instigando a compra pelos descontos.

Aprenda a aumentar o seu ticket médio

Dia das Mães

Uma das datas mais lucrativas do ano, o Dia das Mães é clássico! É muito difícil alguma loja ou cliente não pensar no dia. Isso deriva, principalmente, pela construção cultural e comercial que temos sobre a figura materna. Seu comércio precisa estar atento às tendências e pensar em todos os tipos de mães, pense fora da caixinha. No ano de 2022, a data é 8 de maio.

Após o período pandêmico nos anos de 2019 e 2020, dados apontam um crescimento de 64% de pedidos, sendo uma das datas mais comemoradas de 2021, igualando-se ao Natal. Lembre de incentivar as compras através de diferenciais no frete ou no parcelamento, afinal, é isso que o cliente procura.

Dia dos Namorados

Por fim, a última data comemorativa de 2022 no segundo trimestre é o dia dos apaixonados. Em fevereiro, entanto, temos o Valentine’s Day, data importada que não é tão impactante no comércio brasileiro quanto a de 12 de junho. Para essa data, chamamos atenção para o ticket médio, que costuma ser de até R$ 449,00. Quem ama, presenteia.

A nossa dica para a sua empresa é de oferecer kits ou, até, promoção na compra de mais de 1 item. É uma data que envolve presentes, carinho, afeto e dinheiro. Utilize envio de SMS com desconto no segundo item comprado, que tal?

Terceiro trimestre e datas comemorativas de 2022

O terceiro trimestre é um pouco mais fraco no quesito de vendas, mas é perfeito para começar o planejamento das datas de fim de ano, as mais lucrativas do ano! Porém, não é só focado nisso que você deve ficar. Utilize as duas datas a seguir para converter e aquecer os clientes para o que está por vir.

Dia dos Pais

O mês de Agosto costuma ser fraco de vendas. Mas, não foque nisso, vamos pensar juntos em estratégias para que a data que acontece no dia 14 de agosto também renda bons comentários dos seus clientes. O Dia dos Pais é a data mais importante do terceiro trimestre, foque em artigos de valor mais alto para aumentar o seu ticket.

Outra dica legal é planejar seus envios de campanha de SMS para dias próximos da data, pois muitas pessoas deixam para comprar o presente de última hora. Um exemplo de abordagem é enviar um SMS com link direto para seção de compras masculina e oferecer um frete rápido.

Leia como fazer envio de SMS neste Dia dos Pais.

Dia do Cliente

A última data do terceiro trimestre é aberta para muita criatividade e personalização. É dia de focar no cliente, nas diferenças entre eles e em como o seu negócio pode se aproximar dele. O Dia do Cliente é em 15 de setembro e aquece as datas do último semestre do ano.

Por fim, mostre os seus diferenciais no atendimento, tire um tempo e invista em decorações específicas. Se tem uma loja física, neste dia especial aposte em lembranças. Se tem comércio eletrônico, envie SMS personalizada com o nome do contato. Todos os clientes adoram se sentir exclusivos!

Quarto Trimestre e datas comemorativas de 2022

As três últimas datas comemorativas do ano são muito fortes, clássicas e cheias de personalidade. Afinal, quem não ouve falar das promoções de Black Friday e Natal? É impossível fugir de toda a expectativa dos dias. Por isso, há muitas compras e movimentação econômica. Vamos ver mais sobre cada uma.

Dia das Crianças

Os pais, agora cada vez mais jovens e antenados nas tendências, estão procurando muitos presentes de Dia das Crianças em lojas digitais. A data que acontece no dia 12 de outubro já é clássica e, todos quem tem crianças ao redor, se preparam para fazer compras. Faça um planejamento consistente para mostrar para os clientes os diferenciais da sua loja, pois é uma data muito competitiva em todo nicho.

Lembre-se de como as crianças estão consumindo plataformas como Youtube e TikTok e use uma linguagem ou ícones visuais que os pais sabem que os pequenos vão gostar. Inclusive, nas campanhas de SMS, seja criativo e mostre aos papais que sua empresa entende o que o filho ou filha quer.

Black Friday

A queridinha, nunca esquecida e muito esperada. A Black Friday é a segunda data mais rentável do ano e os consumidores do mundo todo guardam um dinheirinho para aproveitar as promoções imperdíveis. Neste ano, o dia 25 de novembro é o reservado para ela. Porém, o planejamento precisa começar em agosto, que é quando clientes começam a pesquisar as novidades da data.

A data movimenta bilhões na última semana de novembro. Fique de olho nas tendências, invista em conteúdo em vídeo, em áudio, em SMS, enfim, em todos os canais de comunicação. Aqui, a nossa dica é de apostar no Omnichannel, ou seja, na integração entre diferentes meios de comunicação. Por exemplo, mande um SMS após a compra confirmando o pedido e deixe um link direto para o SAC, caso haja algum problema.

Assista ao vídeo que ensina a vender mais na Black Friday:

Natal

Com apelo afetivo, familiar, religioso e mercantil, o Natal é a data mais lucrativa do ano. Não tem quem não queira presentear ou receber presentes na data. No clássico 25 de dezembro, os números são impressionantes: só em 2021, lojas virtuais brasileiras lucraram R$ 4,5 bilhões de reais. Ou seja, não tem como querer ficar de fora, né?

Portanto, comece suas estratégias com tempo de respiro, faça peças visuais com uma identidade forte, abuse da decoração, enfim, seja criativa. Ou seja, aproveite a personalidade da data e também arrisque, mande SMS personalizados, com CTAs fortes e abordagem direta. Por exemplo, imagine alguns meses antes da data já enviar um SMS assim:

[NATAL TÁ LONGE] Mas os descontos já estão próximos. Aproveite a chance única de já comprar o presente de natal com 60% off pelo link: natalagora.com.br

Por fim, não esqueça da importância de todas as datas comemorativas de 2022.

Boas vendas!

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