Campanha dia das mães: ideias de estratégias de vendas

filha-entregando-presente-para-a-mãe-de-dia-das-mães

A campanha de dia das mães é uma das datas sazonais mais importantes do varejo. Mas, isso não é novidade. Por outro lado, se manter atualizado para entender como os varejistas se relacionam com esta data comemorativa, é uma ótima oportunidade para alavancar as vendas e crescer no mercado.


Neste post, você verá algumas estratégias de relacionamento e vendas e também, 3 campanhas digitais inspiradoras que nossa equipe separou especialmente para você.

Campanha dia das mães: um pouco de história

O dia das mães chegou ao Brasil em 1932, o decreto que oficializou a data foi de n° 21.366, porém, só houve resultado através dos esforços realizados pelo movimento feminista brasileiro. 

Contudo, a consolidação só ocorreu entre 1964 e 1985, tornando o segundo domingo de Maio uma das datas mais esperadas e especiais das famílias brasileiras.

Como planejar uma campanha de dia das mães?

Qualquer planejamento para ser bem executado necessita de estratégias bem definidas, ainda mais quando é uma campanha dia das mães, uma data tão amada por todos. As ações devem seguir de cabo a rabo o cronograma, só assim, suas metas e objetivos terão mais chances de alcançar o sucesso. 

Nesse sentido, é importante ressaltar também que é preciso fazer uma pesquisa sobre o mercado. A seguir, veja dicas que vão te ajudar no desenvolvimento da sua campanha.

#1 Entenda o perfil do seu consumidor

Entender qual é o perfil do seu público consumidor vai mudar o rumo de qualquer planejamento estratégico. Quem vai comprar produtos no evento atual, campanha dia das mães, é principalmente olhar para os filhos, pais, avós e pensar, qual é o hábito de compra dessas pessoas?

O seu cliente gosta mais de promoções, descontos, ou kits de produtos? Ele mora na mesma região onde sua loja se localiza? Todos os pontos são importantes e devem ser levados em consideração.

segmente sua lista de contatos

À primeira vista, segmentação de contatos é quando você identifica, entre toda sua lista de leads, as pessoas que têm um interesse maior na sua empresa, produto ou serviço das desinteressadas. Ou seja, você consegue separar sua lista de contatos entre leads quentes e leads frios.

O que é um lead quente e um lead frio?

Lead quente é quando um grupo da sua lista de contatos interage mais com seus conteúdos, produtos ou serviços. Basicamente, são contatos que vão mais longe na jornada de cliente definida pela sua empresa.

Já os leads frios, é o grupo de pessoas que menos interage com o que é oferecido. Assim, a tendência desse grupo sem uma estratégia específica, é se afastar cada vez mais.

#2 Seja Omnichannel

Ser omnichannel é atender em mais que um canal de comunicação. A excelência não deve fazer parte do seu negócio, ele deve ser o negócio. Nesse sentido, precisamos pensar em modelos diferentes e assertivos de se relacionar com nossos clientes. Estratégias híbridas são ótimas, ainda mais no momento atual.

  • Sistemas drive thru;
  • Delivery;
  • Atendimento por vídeo chamada;
  • Troca de produtos de compra online na loja física.

Esses modelos de atendimento fortalecem sua estratégia omnichannel.

Personalize suas promoções

Faça promoções personalizadas de acordo com cada canal de atendimento.  Dessa forma, todos os canais conversarão com seus públicos.  Uma dica é começar esquentando seus clientes com ofertas por e-mail e fazer kits exclusivos para o Instagram.

As datas comemorativas também são uma ótima oportunidade para captar novos clientes em todos os canais digitais, é por isso que recomendamos que você seja omnichannel.

#3 Faça uso do cross selling

Cross selling é quando um cliente está comprando um produto, e é oferecido outro produto na mesma venda, geralmente similar ao que ele está comprando. 

Por exemplo, um cliente quer apenas uma calça, mas oferecem para ele um cinto que irá fazer uma combinação com estilo.

Essa estratégia nada mais é do que fazer o cruzamento de vendas em produtos similares. É muito útil para movimentar um estoque parado.

#Bônus: mensagens para a campanha de dia das mães com SMS Marketing

O SMS Marketing tem o menor custo dos meios de comunicação do mercado. Dispõe de uma entrega imediata e sem o uso da internet. Isso quer dizer que sua taxa de entrega é de 98%.

Utiliza-se esse recurso, por exemplo, para destacar promoções exclusivas:

“Sua mãe merece mais e seu bolso gastar menos, clique no link amominhamae e ganhe 20% off.”


Dados sobre e-commerce em campanhas no dia das mães

Com a pandemia do coronavírus, 2021 foi o segundo ano consecutivo que o Dia das Mães foi comemorado em isolamento social. Por conta desse evento, aconteceram muitas mudanças no mercado digital.

 

Você sabe quais foram as consequências dessas mudanças nas condições de vendas e no faturamento do e-commerce?

 

Leia também estratégias para aumentar seu ticket médio.


Acompanhe os dados:

faturamento-e-commerce-campanha-dia-das-maes
  • No ano pandêmico de 2020, as vendas online tiveram um crescimento de 117% chegando a R$6,02 bilhões, em relação a 2019. Já em 2021, o aumento foi de 14% em comparação ao ano anterior, o que garantiu um faturamento de R$6,4 bilhões no e-commerce.
ticket-medio-2019-e-2021-dia-das-maes
  • Apesar dos valores dos tickets acima terem uma pequena diferença, 2021 teve um aumento de 21% em relação ao ticket médio de 2020, somando seus R$476,30. 

  • Em suma, devemos observar que o faturamento do dia das mães de 2021 foi superior ao das duas anteriores. E isso é o que importa para nossa análise.
regioes-brasil-porcentagem-vendas-dia-das-maes
  • Percebemos uma hegemonia de vendas por parte da região sudeste com seus 63%. Contudo, em 2021, a região sul teve um aumento de 3% nas vendas online no dia das mães em comparação ao ano de 2020, chegando aos seus 18%.


3 campanhas de dia das mães pra você se inspirar

Afinal, exemplos práticos são perfeitos para mostrar o sentimento e afeto que o dia das mães traz consigo, não é? 

Separamos 3 campanhas incríveis e inspiradoras para você desenvolver as suas a partir de agora. Vamos lá!

 

  • #1 Hering: todos os ritmos das #MãesdoBrasil (2021);

A Hering trouxe Fernanda Montenegro e sua filha, Fernanda Torres, para mostrar os ritmos das #MãesdoBrasil junto a canção “sorte”. O casting é variado e exemplifica muito bem o conceito criativo da campanha.

  • #2 Submarino: A mãe ta off (2021);

A campanha da Submarino é totalmente focada no digital, acima de tudo, no e-commerce. É importante ressaltar aqui que peças publicitárias utiliza pouco o lado “livre” das mães. 

É claro, uma mãe sempre irá se doar pelos filhos, mas no momento em que a campanha foi desenvolvida, faz total sentido mostrar momentos onde elas estão com elas mesmas. 

Em suma, o “momento off” das mães está vinculado com os produtos oferecidos. É um convite para as mães aproveitarem esse momento digital sozinhas.

  • #3 Panvel: Dia das Mães #CuideBem #FiqueBem

A Panvel trouxe uma campanha no período onde o isolamento social se encontrava em seu pico mais elevado. A campanha fala sobre o cuidado que os filhos têm com as mães. 

Interessante notar que toda a comunicação era digital, mensagens, vídeo chamadas, e até hoje isso está em alta. Mesmo na situação atual, o mercado digital só cresce e com muitas oportunidades para quem quer vê-las.

Afinal, buscar recomendações para se inspirar não está errado, errado está em fazer as escuras. Acrescente um quê de positivismo em sua campanha de dia das mães depois de todas essas ideias criativas.

Para saber mais, continue lendo com a gente e confira neste e-book 5 hacks para turbinar suas vendas.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Receba conteúdos exclusivos

Assine a nossa newsletter e tenha notícias, informações e conteúdo de qualidade mensalmente
Imagem Logo Disparo Pro Negativo

Copyright © 2020 Disparo Pro
Todos os direitos reservados

Exemplo de sms

SAÚDE

FINANCEIRO

E-COMMERCE

EDUCAÇÃO

SEGURANÇA

VAREJO

BELEZA

Copyright © 2020 Disparo Pro
Todos os direitos reservados​

Informe as suas credênciais

Abrir Chat
1
Precisa de ajuda?
Olá!
Podemos ajudar?