O que é automação de marketing? Dicas + ferramentas

ferramentas para fazer automação marketing

Se você ainda não utiliza na sua empresa alguma estratégia de marketing, esse texto não é para você! Mas, se quer começar a aumentar suas conversões e leads qualificados, leia até o fim que tem muitas dicas para isso acontecer. Hoje, vamos explicar o que é automação de marketing, suas vantagens e quais ferramentas são utilizadas para o sucesso e crescimento das empresas. É só continuar lendo!

O que é automação de marketing?

Se você ainda não utiliza na sua empresa alguma estratégia de marketing, esse texto não é para você! Mas, se quer começar a aumentar suas conversões e leads qualificados, leia até o fim que tem muitas dicas para isso acontecer. Hoje, explicamos o que é automação de marketing, suas vantagens e as ferramentas utilizadas no sucesso e crescimento de empresas. É só continuar lendo e, qualquer dúvida, entrar em contato com a Disparo Pro.

Em primeiro lugar, precisamos entender qual é o significado do termo e como sua empresa pode utilizar a estratégia de forma efetiva. Portanto, automação de marketing se refere a automatização de processos, rotinas e ações. Com isso, aumenta-se a produtividade, escalabilidade e eficiência do marketing. Como bônus, você consegue melhorar o atendimento e suporte.

Alguns exemplos de automação de marketing são os envios de SMS automáticos depois de determinadas ações dentro de uma campanha de marketing ou até mesmo no site da empresa. Por exemplo, imaginamos que um possível cliente clique na sua promoção. Ele é direcionado ao site e, embora adicione itens ao carrinho, não finaliza a compra. A automação permite que o cliente, ao abandonar o carrinho, receba um SMS personalizado. Veja o exemplo abaixo:

[CORRE E FINALIZA] Ola Joao, vimos que voce nao concluiu sua compra. Aproveite o frete gratis especial para voce pelo link www.promo.com/dojoao

Quer saber mais sobre SMS Marketing? Leia aqui. 

Vantagens da automação

Em segundo lugar, agora que já vimos o que é automação, vamos dar uma conferida nas vantagens do uso. Para isso, chamamos nossa especialista em marketing digital, veja abaixo o que ela organizou especialmente para você.

  1. Segmentação: gerenciados por automações, os leads são abordados de formas diferentes, dependendo de onde ele está no ciclo de compra. Por isso, sua empresa utiliza as automações para que “leads frios” recebam um tipo de conteúdo, enquanto “leads quentes” recebam outro, mais agressivo. 
  2. Produtividade: os profissionais do setor de marketing se tornam mais eficientes estrategicamente, uma vez que funções manuais e repetitivas são direcionadas para a automação. 
  3. Integração: todos os setores têm acesso aos mesmos dados dos leads. Isso porque na automação os dados de cada possível cliente fica registrado no histórico e na jornada de cada um. 
  4. Análise de dados: são relatórios completos, complexos e cheios de insights para você usar. Cruzando números e estatísticas, campanhas que não deram certo são descartadas, ou seja, há economia de dinheiro e é mais assertivo.

Portanto, você possui muitos motivos para começar a usar estratégias de automação na sua empresa. Mas, como saber quais ferramentas são eficazes para isso? Pois não se preocupe, a resposta está no próximo tópico. 

Porém, antes disso, leia mais sobre o Pipedrive e a automação no envio de SMS aqui.

Ferramentas de automação

Nossa especialista já trouxe muita informação e dicas valiosas para você. Uma delas é sobre o uso do envio de SMS para suas estratégias de marketing. Lembre-se que é o único canal de comunicação com 98% de taxa de entrega, 45% de resposta e 30% de clique. Faça o teste grátis na Disparo Pro e aproveite essa ótima forma de se aproximar dos seus clientes. 

  • RD Station: A plataforma mais conhecida do Brasil permite que sejam feitos fluxos de automação e envio de conteúdos personalizados. O serviço dispõe de números e estatísticas valiosas para você montar suas campanhas e acompanhar qual é o comportamento dos leads.
  • Mautic: Software de automação de marketing muito utilizada no mundo inteiro. Ele permite nutrir leads com conteúdos e acompanhar os movimentos por entre landing pages. Portanto, através do softwares são gerenciados, nutridos, trackeados e convertidos todos os leads.
  • HubSpot: Uma plataforma CRM para a sua empresa realizar vendas, atendimento e melhorar o relacionamento com os clientes. Auxilia na construção de estratégias de SEO, fornecendo insights valiosos para crescimento rápido do negócio.

Por fim, já que viu os pontos positivos da automação e já sabe que o envio de SMS auxilia no processo todo, faça o seu teste grátis aqui.

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